Na noite desta quarta-feira (16), o Santos enfrentou o Santo André no estádio Bruno José Daniel, pela nona rodada do Campeonato Paulista. A partida terminou empatada por 1 a 1. O gol do Santos foi marcado por Mendoza, e do Santo André, por Pablo. O resultado ainda deixa o Santos em situação delicada no estadual, O Peixe chegou aos dez pontos com o resultado e subiu para a terceira colocação do Grupo A, mas está empatado com a Inter de Limeira, que amarga a lanterna. A próxima partida é sábado (19), na Vila Belmiro, às 16h contra a Portuguesa, lanterna na classificação geral do Paulista.
Primeiro tempo ruim do Santos, mas com Lucas Lima sendo o destaque da equipe
O técnico Odair Hellmann mudou o esquema tático, e optou por utilizar três zagueiros. A equipe da Baixada Santista, começou a partida tendo iniciativa nas jogadas, e teve maior tempo no ataque, inclusive com Lucas Lima criando as jogadas. Aos quatro minutos, Lucas Lima deu bom passe para Felipe Jonatan, que bateu de primeira e a bola saiu à direita do goleiro adversário.
Como sempre, o animo do Santos durou somente nos primeiros minutos, e aos 20, o Ramalhão passou a crescer na partida, principalmente em jogadas de bola parada, que é o ponto fraco do Santos. Aos 28 minutos, Gerson Magrão cobrou escanteio da esquerda, Gabriel Taliari se antecipou aos zagueiros e desviou de cabeça mas o goleiro João Paulo defendeu. Na sequencia, novamente Gerson Magrão cobrou falta, Ednei subiu mais que o lateral Nathan e cabeceou, mas João Paulo fez grande defesa.
Segundo tempo razoável do Santos
O Santos voltou para o segundo tempo com uma substituição, Lucas Barbosa no lugar do zagueiro Bauermann e consequentemente voltando para o 4-3-3. Aos 10 minutos, o Alvinegro teve a melhor chance na partida, Ângelo recebeu e cruzou rasteiro, Lucas Lima pegou de primeira e acertou o travessão do Santo André. Apesar de ser o melhor em campo, Lucas Lima foi substituído por Ivonei.
Após cobrança de falta, aos 15 minutos, a bola sobrou para Marcos Leonardo, que chutou forte, mas a bola passou por cima da meta adversaria.
O Santo André se encontrou na partida, e conseguiu abrir o placar aos 25 minutos. O atacante Pablo puxou contra-ataque e tocou para Ricardo Luz, que cruzou . Pablo ficou sozinho na área e bateu de primeira, sem chances pro goleiro João Paulo.
No finalzinho da primeira etapa, o gol santista finalmente veio, aos 43 minutos, Lucas Barbosa passou para Lucas Braga, que cruzou, Lucas Frigeri falhou e Mendoza cabeceou mandando a bola para o fundo das redes. Já nos acréscimos, a vitória quase veio com Lucas Barbosa, mas o árbitro marcou impedimento milimétrico na jogada.
FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 1 X 1 SANTOS
Data e hora: 16 de fevereiro de 2023, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Robson Ferreira Oliveira (SP)
Árbitro de vídeo: Vinicius Furlan (SP)
Gols: Pablo, aos 25’/2ºT (1-0), Mendoza, aos 43’/2ºt (1-1)
Cartões amarelos: Gabriel Taliari (STA), Felipe Jonatan e Joaquim (SAN)
SANTO ANDRÉ: Lucas Frigeri; Ricardo Luz, Ednei, Matheus Mancini e Igor; Dudu Vieira, Moisés (Rafael Forster, aos 17’/2ºT) e Gerson Magrão (Nenê Bonilha, aos 31/2ºT); José Hugo, Gabriel Taliari (Fernando Viana, aos 31/2ºT) e Pablo (Léo Ceará, aos 37’/2ºT). Técnico: Vinicius Bergantin
SANTOS: João Paulo; Joaquim, Maicon e Eduardo Bauermann (Lucas Barbosa, no intervalo); Nathan, Dodi, Sandry (Daniel Ruiz, aos 23’/2ºT), Lucas Lima (Ivonei, aos 9’/2ºT) e Felipe Jonatan (Mendoza, aos 29’/2ºT); Ângelo (Lucas Braga, aos 29’/2ºT) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann