Santos e Corinthians empataram o clássico desse domingo (26), no estádio da Vila Belmiro. O placar final ficou em 2 a 2. Com o empate o Peixe segue lutando por uma vaga na próxima fase do Paulistão.
O Santos começou melhor que o Corinthians na primeira etapa. Aproveitando o apoio do seu torcedor, o Alvinegro pressionou e não deixou o rival ficar com a bola durante os primeiros 10 minutos de partida. Qual o Timão retomava a bola, prontamente o Santos buscava retoma-lá ou parar com falta.
Mesmo estando melhor, o Peixe não conseguiu conversar a superioridade no jogo em chances claras de gols. A chance mais clara santista aconteceu após Marcos Leonardo sair da área , encontrar Lucas Barbosa que entrava no facão e acionar o camisa 21 que perdeu o tempo da bola e conseguiu cabecear na saída do Cássio, mas Gil evitou o gol.
Passada a pressão inicial, o Corinthians foi entrando na partida e fez com que Renato Augusto entrasse no jogo. O camisa 8 corintiano começou a comandar o jogo e distribuir passes importantes e foi em um desses que Yuri Alberto abriu o placar. Após Du Queiroz receber lindo passe de Renato Augusto, o volante improvisado cruzou e, de primeira, o Ex-Menino da Vila fez se cumprir a lei do ex.
A partida demorou para recomeçar e o VAR acionou a árbitra Edina Alves alegando falta de Yuri Alberto em Lucas Pires no começo da jogada. Edina foi olhar no vídeo e também entendeu como lance faltoso. Com isso, o gol foi anulado.
Mesmo após ter um gol anulado, o Corinthians continuou atacando e Yuri Alberto marcou novamente, mas dessa vez após cobrança de falta de Renato Augusto na cabeça de Gil que cabeceou para o meio da área onde ali estava o camisa 9 corintiano. Prontamente o bandeira assinalou impedimento, mas o VAR entrou em ação novamente e o gol foi validado.
Atrás do placar, o Santos tomou uma atitude importante para evitar com que o jogo fosse por água abaixo: tentou continuar atacando. O Peixe buscou pressionar e quase empatou com Maicon de cabeça. Se Maicon não conseguiu, Lucas Barbosa mais uma vez mostrou ter estrela e empatou em chute de fora que desviou e matou Cássio.
O primeiro tempo terminou igual no placar. Um gol para cada lado é um segundo tempo que prometia, pois era preciso que o Santos pudesse vencer para entrar na zona de classificação do Paulistão.
Diferente do primeiro tempo, o segundo tempo começou muito mais cadenciado e picotado. Nos primeiros 20 minutos nenhuma chance de gol para ambos os lados, até que o terror santista atacou novamente: a bola parada.
Renato Augusto cobrou escanteio, Gil brigou no alto e a bola sobrou para Roger Guedes que bateu de primeira e estufou as redes de João Paulo colocando novamente o Corinthians à frente do marcador.
Depois de voltar a estar vencendo, o Corinthians conseguiu controlar muito bem a partida. O Santos até tentava buscar o jogo, mas a imposição técnica corintiana fazia a diferença e assim foi se arrastando até o final do jogo, mas um passe errado do jogador do Corinthians ajudou o Peixe.
Aos 42 minutos do segundo tempo, Giovanni passou errado para Maycon que foi antecipado por Mendoza e, atrasado, o volante do Corinthians cometeu pênalti que foi convertido por Marcos Leonardo.
A partida terminou empatada e o Santos manteve vivo a sua chance de classificação no Paulistão. Para a decisão contra o Ituano, Marcos Leonardo é desfalque certo por ter levado o terceiro cartão amarelo.