Investigado na Operação Penalidade Máxima, o zagueiro Eduardo Bauermann foi julgado nesta quinta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e recebeu punição de 12 jogos por causa de participação em esquema de apostas esportivas.
Além de Bauermann, foram julgados nessa quinta-feira os jogadores Matheus, sem clube; Paulo Miranda, sem clube; Igor Cariús, do Sport; Moraes, hoje no Aparecidense-GO; Gabriel Tota, do Ypiranga-RS; Fernando Neto, do São Bernardo-SP e Kevin Lomónaco, do Red Bull Bragantino.
Eduardo Bauermann, ao ouvir o voto da relatora para uma punição de 12 jogos não aguentou e acabou caindo no choro.
Durante o julgamento, a auditora-relatora do caso desqualificou a denúncia da procuradoria em relação a Eduardo Bauermann e enquadrou o jogador do Santos apenas no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala sobre “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código.”
O contrato de Eduardo Bauermann com o Santos FC está suspenso. O clube estava esperando o julgamento para tomar a próxima decisão referente ao jogador. Nos próximos dias o clube deve se pronunciar de maneira oficial sobre qual a decisão tomada para o futuro do atleta com a camisa do Peixe.