O Santos anunciou nesta sexta-feira (16) que exerceu a compra de 50% dos direitos econômicos do venezuelano Soteldo. O atleta havua retornado ao Alvinegro em 2022 de maneira emprestada pelo Tigres, do México, até o dia 3 de julho. Agora, o novo vinculo de Soteldo vai até 30 de junho de 2027.
Soteldo vai assinar o seu novo contrato assim que ele retornar da Seleção Venezuelana onde está atuando no momento nas datas FIFA.O valor estipulado no acordo entre Santos e Tigres pelos 50% do atacante era de US$ 4 milhões (R$ 19,28 milhões na cotação atual).
Soteldo, em sua primeira passagem pelo Santos marcou 20 gols e foi fundamental nos vices-campeonatos do Santos no Brasileirão de 2019 e Copa Libertadores 2020. Porém, em sua volta em 2022, o jogador não conseguiu até o momento desempenhar o mesmo futebol. Soteldo acabaou se lesionando duas vezes só em 2023, só atuou em 14 oportunidades e ainda não marcou gols desde que retornou.
Com uma baixa média de jogos e não conseguindo ser o Soteldo que o clube espera, a diretoria do Peixe até chegou a pensar em não exercer a compra do venezuelano, com isso, outras equipes brasileiras como o Grêmio despertaram interesse no jogador, mas, por fim, a escolha foi a de manter o camisa 10 no clube.
Nascido em Acarigua, cidade ao norte da Venezuela, o atleta de 25 anos está em sua segunda passagem pelo Santos FC, iniciada em agosto de 2022. No total, já defendeu a camisa 10 em 126 partidas, com 20 gols marcados.