Um dos grandes destaques santistas na temporada vem sendo o zagueiro de 24 anos, Joaquim. O jogador chegou ao Santos a peso de ouro depois de se destacar com a camisa do Cuiabá. A ideia na contratação do defensor foi a de solucionar o problema defensivo do time e, com o passar do tempo, isso vem se mostrando cada vez mais eficaz.
Joaquim, segundo levantamento realizado pela SofaScore no dia 19 de setembro, era o primeiro colocado entre todos os jogadores de linha do Santos nas principais ações defensivas da equipe. Abaixo os números:
- 1° ações defensivas (173)
- 1° em cortes (106)
- 1° em chutes bloqueados (16)
- 1° em duelos ganhos (118)
- 1° em duelos aéreos ganhos (73)
- 1° em jogos sem sofrer gols (4)
- 1° em passes verticais (297)
Além desses números, o zagueiro vem sendo muito importante também na parte ofensiva do clube. Isso porque Joaquim já deu cinco assistências. Em comparação, o zagueiro realizou mais assistências que Soteldo, por exemplo. O que mostra, também, a grande fase que vive o defensor.
Todo esse destaque vem despertando interesses de clubes da Europa. Clubes da Russia já estão sondando o Santos para realizarem propostas na janela de janeiro. Joaquim custou aos cofres do Alvinegro Praniano, cerca de 16 milhões de reais e o Peixe não deve negociá-lo de maneira fácil.
Ao visualizar o mapa de calor, também disponibilizado pela SofaScore, vemos a maneira como Joaquim se movimenta em campo, principalmente pelo lado direito, mas não só próximo a área defensiva, mas também no setor de meio-campo para ajudar nas armações de jogadas.
Titular absoluto, Joaquim agora, assim como todo elenco santista, folga nesta segunda-feira e começara, na quarta-feira (11), a preparação para o próximo confronto da equipe que será no dia 19/10, às 20 horas, no estádio da Vila Belmiro, em partida contra o RB Bragantino.