Preparando o time para enfrentar o Red Bull Bragantino, o técnico Marcelo Fernandes vem fazendo seus testes, para as mudanças no time titular. Sem perder há 3 jogos, o Santos não terá o volante Tomás Rincón, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Junto de Yeferson Soteldo, os atletas servem à Seleção da Venezuela nas Eliminatórias da Copa.
Em relação ao jogo contra o Palmeiras, Marcelo Fernandes terá o retorno de Dodô na zaga. No meio campo, Dodi desponta como favorito a ser o substituto de Tomás Rinón. Já Lucas Lima, retorna da suspensão, mas ainda é dúvida. O meia vai ser julgado na quinta-feira, antes do jogo, e pode ser punido com a suspensão de 4 a 12 jogos, devido a expulsão contra o Palmeiras. Caso não possa atuar, Nonato deve ser novamente o titular. A mesma situação aplica-se à Rodrigo Fernández, que também foi expulso no mesmo jogo.
Já no ataque, Soteldo tem poucas chances de ser o titular, por causa da logística de retorno dos jogos da Venezuela. O reserva imediato seria Alfredo Morelos, que apresentou lesão na panturrilha e pode não atuar mais em 2023. Contudo, o substituto deve ser Maximiliano Silvera, que estreou contra o Palmeiras e deixou boa impressão.
Desta forma, o técnico Marcelo Fernandes esboçou o time com João Paulo; Joaquim, João Basso e Dodô; Lucas Braga, Dodi, Jean Lucas, Lucas Lima (Nonato) e Kevyson; Maximiliano Silvera (Soteldo) e Marcos Leonardo.
Com 30 pontos, o Santos está na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro, 3 pontos acima do Vasco, o 17º colocado, primeiro na zona de rebaixamento. Inicialmente, o técnico Marcelo Fernandes mira foco total em livrar o Santos do rebaixamento. Depois de acabar com as chances de queda, o técnico santista pode agregar novos objetivos, como vaga para as competições continentais.