Depois do empate magro contra o Cuiabá na Vila Belmiro, o Santos mais uma vez, mesmo sem apresentar um grande futebol, buscou a vitória fora de casa e ganhou do Goiás por 1 a 0, gol de Júlio Furch, aos 41 minutos do segundo tempo, após cobrança de falta de Lucas Lima e desvio de Joaquim. Com a vitória, o Santos sobe para a 13ª colocação e chega aos 41 pontos, abrindo 4 pontos do Z4.
Depois da vitória contra o Goiás, o Santos retorna ao CT Rei Pelé e se prepara para enfrentar o São Paulo no próximo domingo às 18h30 na Vila Belmiro, em mais uma partida onde a carga de ingressos permitida, foi vendida em poucas horas.
O JOGO
O Santos entrou em campo sem seu principal jogador, Yeferson Soteldo, que trata de lesão no adutor. Jogando fora de seus domínios, o Peixe viu o clube do centro-oeste tomar as ações do jogo nos minutos iniciais, e o goleiro João Paulo fazer pelo menos duas boas defesas, em lances do lateral Maguinho e do atacante Matheus Babi. O Santos levou perigo ao Goiás apenas aos 38 minutos, em lance de Lucas Braga que em um forte chute, a bola cruzou a área e saiu na linha de fundo. A primeira etapa terminou sem mais emoções, com um jogo truncado, de pouca movimentação ofensiva do Santos.
Sem mudar peças no intervalo, o técnico Marcelo Fernandes tentou mudar a atitude do time em campo. Logo aos 2 minutos, o lateral Kevyson recebeu boa bola de Marcos Leonardo e chutou no gol, para grande defesa do goleiro Tadeu.O jogo seguiu morno e aos 23, o volante Jean Lucas fez tabela com Marcos Leonardo e chutou colocado da entrada da área, passando perto da meta do goleiro Tadeu. No minuto seguinte, o Goiás chegou próximo da meta do goleiro João Paulo com Vinícius, mas foi desarmado pela zaga santista.
Nos minutos finais, o jogo encaminhava para o empate, quando o técnico Marcelo Fernandes sacou Jean Lucas para a entrada de Júlio Furch, aos 39. O atacante argentino mais uma vez entrou nos minutos finais e decidiu a partida. Aos 40, em seu primeiro lance, o atacante cruzou a bola na área e a zaga tirou para escanteio. No minuto seguinte, após cobrança de Lucas Lima, Joaquim desviou a bola para o meio da área e Furch finalizou, fazendo o gol da vitória so Santos. O atacante faz o terceiro gol decisivo para o Santos nos minutos finais, garantindo mais uma vitória longe da Vila Belmiro.
O Santos ainda teve a oportunidade de ampliar aos 45 minutos com Tomás Rincón. O volante chutou de forma perigosa da entrada da área, mas a bola desviou no zagueiro e foi para a linha de fundo. Aproveitando o desepero do Goiás, aos 49, Mendoza fez boa jogada com Furch e na finalização, chutou com perigo, próximo à trave.
FUGA DA ZONA DO REBAIXAMENTO OU SUL-AMERICANA?
Com a vitória, o Santos chegou à 13ª colocação com 41 pontos. Com a vitória, o Santos alcança pela primeira vez no segundo turno, colocação para vaga na Sul-Americana. Como São Paulo (Campeão da Copa do Brasil) e Fluminense (Campeão da Libertadores), estão à frente do Santos e com vagas diretas na Libertadores, o Santos momentaneamente herda vaga na competição continental. Em 2024, o Peixe jogará apenas o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro até o momento, ficando de fora da Copa do Brasil.