Depois da derrota por 3 a 0 para o Fluminense, resta ao Santos dois jogos no Campeonato Brasileiro, para garantir sua permanência na Série A em 2024. Com 43 pontos, o Peixe ocupa a 15ª da competição, 2 pontos acima do Bahia, o primeiro time do Z4. Já estão rebaixados o lanterna América/MG e o Coritiba. O Goiás que ainda tem poucas chances de se safar, está com 35 pontos.
Para o próximo jogo, o técnico Marcelo Fernandes terá de imediato, os retornos de Lucas Lima e Nonato. Ambos cumpriram suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo contra o Fluminense e retornam ao time.
O técnico santista ainda aguarda por Tomás Rincón. O volante capitão do Santos e da Seleção da Venezuela se recupera de lesão na coxa direita, já treina como elenco e vem sendo avaliado diariamente pelo Departamento Médico. Entretanto, com menos chances, o zagueiro João Basso também vem sendo avaliado, mas como está fora há mais tempo, tem menos chances de retorno, mesmo já treinando com os demais companheiros.
Ambos devem passar por nova avaliação nesta sexta-feira, antes do time embarcar para Coritiba, onde enfrentará no próximo domingo, 3 de dezembro às 18h30 na Ligga Arena, o Athletico/PR, precisando da vitória, para safar do risco de rebaixamento.