Na última quinta-feira (09), o Santos havia protocolado um requerimento com teor de urgência pedindo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva a antecipação da liberação parcial da Vila Belmiro para a partida contra o Brusque a fim de doar toda a renda do jogo às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e a liberação foi concedida. O confronto válido pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro será no próximo domingo (19), às 11h e contará com a liberação 100% da torcida.
O Alvinegro da Vila estava punido pelo STJD com três jogos de portões fechados na Série B do Brasileirão e já havia cumprido dois, pelas confusões que marcaram o rebaixamento, no final do ano passado na partida contra o Fortaleza.
Conforme determinação divulgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Santos Futebol Clube deverá direcionar integralmente a arrecadação para o estado do Rio Grande do Sul, com um montante mínimo fixado em R$ 500 mil. Se a receita proveniente da venda de ingressos não alcançar o valor estipulado, o Santos será responsável por complementá-lo.
Depois do confronto diante do Brusque, os próximos três jogos no Estádio Urbano Caldeira (contra Botafogo-SP, Goiás e Chapecoense) terão uma presença parcial de espectadores de 80%. A seção da arquibancada reservada para a torcida organizada, compreendendo 20% das cadeiras, permanecerá indisponível.