Santos e Chapecoense se enfrentam nesta segunda-feira (01), às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 13ª rodada da Série B.
Santos x Chapecoense – 01/07 (segunda-feira) – 19h (Vila Belmiro)
Transmissão: SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).
Em momentos distintos na competição, o Peixe precisa vencer para entrar no G4, enquanto a equipe catarinense busca se afastar da zona de rebaixamento.
VOLTAR PARA NÃO SAIR MAIS
Vivendo momentos de instabilidade, dentro e fora de campo, o Peixe terá mais uma possibilidade de retornar ao grupo de acesso à elite nacional.
Após empatar sem gols contra o Mirassol, fora de casa, com um desempenho muito aquém do esperado, a equipe de Fábio Carille voltou a sofrer fortes cobranças do torcedor. Nas últimas seis partidas, foram somados apenas quatro pontos, deixando a liderança da competição e ocupando apenas o sexto lugar.
Precisando vencer, o Peixe conta com o fator Vila Belmiro e a presença de seu torcedor para retomar os bons momentos vividos no início do ano.
CHAMA A BASE
Pressionado internamente por pouco utilizar a base santista, Fábio Carille decidiu atender a um pedido direto do presidente Marcelo Teixeira e testou dois Meninos da Vila na equipe titular que vai enfrentar a Chapecoense.
Wesley Patati, que havia perdido espaço após uma polêmica na viagem de ônibus entre Londrina e Novo Horizonte, e o zagueiro Jair Cunha treinaram entre os titulares durante a semana e foram bem avaliados por quem acompanha o dia a dia do elenco. O volante Hyan, destaque no sub-20, também figura entre os relacionados para a partida desta segunda.
Além disso, o treinador promoveu mais três atletas para a equipe principal. Os meias Bernardo e Gabriel Bontempo e o atacante Matheus Xavier já estão sendo observados de perto pela comissão técnica.
LONGE DOS SEUS MELHORES DIAS
Ocupando a primeira posição fora da zona de rebaixamento, a Chapecoense vive seu pior momento no ano e precisa vencer o Peixe para se distanciar do Z4.
A equipe catarinense vem para o confronto contra o Santos após ser derrotada, em casa, pelo Paysandu por 2 a 1. Nas últimas cinco partidas, a equipe acumulou duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória.
Mesmo pressionada, a diretoria do Verdão do Oeste confirmou a permanência do técnico Umberto Louzer no comando do time. No dia seguinte, o vestiário e os corredores da Arena Condá amanheceram cheios de pipocas espalhadas, em tom de crítica ao elenco “pipoqueiro”, que venceu três das doze partidas disputadas.
E SÓ DÁ SANTOS
Santos e Chapecoense vão se enfrentar pela 15ª vez na história. O Peixe tem o retrospecto favorável, com nove vitórias, dois empates e três derrotas.
O último confronto entre as equipes aconteceu em 2021, também na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Brasileirão. Com gols de Marinho e Marcos Guilherme, o Alvinegro venceu por 2 a 0. Na ocasião, Fábio Carille também era o treinador da equipe.
NÚMEROS DA CHAPE NO BRASILEIRO
12 partidas
3 vitórias, 5 empates, 4 derrotas
38,89% de aproveitamento
10 gols marcados (média de 0,8 gol por partida)
11 gols sofridos (média de 0,9 gol por partida)
5 jogos sem sofrer gols
0,9 grandes chances criadas por partida
12 chutes por partida
3,5 chutes no gol por partida
3,3 cartões amarelos por partida
2 cartões vermelhos por partida
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fábio Carille deverá promover algumas mudanças na equipe titular para a partida contra a Chape. Rodrigo Ferreira assumirá a vaga de Escobar, suspenso após levar o terceiro amarelo, e Wesley Patati deve substituir Guilherme, que se recupera de um edema na coxa esquerda.
Ainda no ataque, Otero pode ganhar a vaga de Pedrinho, que não foi bem nas últimas partidas. Na defesa, Aderlan e Jair foram testados nas vagas de JP Chermont e Joaquim e também podem aparecer entre os 11 iniciais.
ARBITRAGEM DA PARTIDA
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Hugo Savio Xavier Correa (GO)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)