Faleceu na tarde deste domingo (14/07), o ex-Presidente do Santos Futebol Clube, Modesto Roma Júnior, aos 71 anos, vítima de câncer. Roma Jr presidiu o Santos de 2015 a 2017. Com Roma Jr na Presidência, o Santos conquistou bicampeão Paulista em 2015 e 2016, último título do Peixe no Futebol Profissional. No Futebol Feminino, foi campeão brasileiro em 2017. Deixa a esposa Silvia Maria Tagé e os filhos Mateus e Marina e duas netas. O velório e cremação irão ocorrer em data e horário a serem definidos. A família agradece desde já a atenção e os votos de condolência de todos e se sente confortada por tanto carinho recebido.
Filho de um dos Patronos do Clube (o também ex-presidente do Santos FC entre os anos de 1975 e 1978, Modesto Roma, conhecido pelo apelido de Gigante da Vila), Roma Júnior tem extensa folha de serviços prestados ao Peixe. Quando criança, acompanhou com o pai e Athiê as obras de concretagem do Estádio Urbano Caldeira. Depois, foi conselheiro por diversos mandatos, ocupando várias diretorias.
Na foto, Modesto Roma Jr está abraçado com o pai ao lado de Athié Jorge Coury acompanhando obras da Vila Belmiro
Em 1984, durante a gestão de Milton Teixeira, foi Vice-Presidente de Comunicação. Depois de um período atuando em São Paulo, assumiu em 2004 o cargo de Supervisor Administrativo do clube, durante a gestão de Marcelo Teixeira. Nesta função, modernizou o parque de informática do clube e o setor do acesso. Roma implantou o software livre no clube, economizando recursos que eram gerados por licença de softwares. Por iniciativa de Roma, o Santos foi o primeiro clube brasileiro a usar o sistema de carteirinhas Smartcard que possibilitou aos associados pagar os ingressos de jogo mensalmente, evitando filas de ingressos.
A partir de 2008, passou a acumular a Supervisão de Futebol Feminino, onde teve destacada atuação ajudando a profissionalizar o departamento, dentro do processo que foi intitulado Sereias da Vila. Ele também foi peça fundamental para a realização da primeira Libertadores de Futebol Feminino que aconteceu em 2009 em Santos. Graças a sua articulação foi possível trazer a Rainha Marta para jogar no Santos FC pela primeira vez em 2009.
Rainha Marta e Modesto Roma Jr
Em 2014, foi eleito Presidente do Santos FC com apoio de Marcelo Teixeira e da maioria dos associados, na primeira eleição do clube com mais de dois candidatos. Naquela oportunidade, foi o Primeiro Presidente da História do Clube a dirigir o Alvinegro Praiano com o Conselho Deliberativo dividido, já que na eleição três chapas alcançaram os votos necessários para eleger membros no Conselho Deliberativo. Esse faro gerou muitas frágeis acusações políticas do clube sem comprovação. Prova disso é que a Justiça, em todas as instâncias, deu ganho de causa a Roma em processo movido por Rueda que o acusava de ter causado danos ao patrimônio do Santos.
Marcelo Teixeira Filho, Modesto Roma Jr e Marcelo Teixeira na campanha de 2014
Assumiu o clube com mais de oito folhas de pagamento atrasadas e com diversos atletas (Arouca, Aranha, Mena, Leandro Damião, entre outros), buscando a Justiça para desfazer o vínculo com o clube. Isso não impediu que o Santos FC na primeira competição que disputou com a presidência de Roma Jr conquistasse o título paulista, confiando nos destaques da base que subiam (como Gabigol) e em ídolos que retornaram para ajudar o Santos naquele momento de crise (Ricardo Oliveira, Elano, Renato e Robinho), que conquistaram o Estadual sob o comando de Marcelo Fernandes. Depois, repetiu o feito no Estadual de 2016, já com Dorival Júnior comandando o time. Durante sua gestão, o time ainda foi Vice da Copa do Brasil (15) e do Brasileiro (16) e terceiro no Brasileiro (17), e retornou a Libertadores da América após cinco anos de ausência. Durante seus três anos de mandato, segundo levantamento do site Globo Esporte.com o Santos foi o clube brasileiro com melhor custo-benefício (menor investimento com melhores resultados).
Comemoração do título Paulista de 2015
Comemoração do título Paulista de 2016
Durante sua gestão, o Futebol Feminino (que tinha sido interrompido em 2011), retornou ao Santos, com as atletas sendo profissionalizadas e tratadas com respeito igual dado ao futebol masculino. Nesse processo de reconstrução, foi Campeão Brasileiro em 2017, com o time das Sereias da Vila dirigido por Caio Couto.
Na área administrativa entregou o clube com a crise financeira administrativo saneada, e todas as principais dívidas do momento, como Doyen e outras, renegociadas.
Mesmo fora do futebol, a inovação sempre acompanhou Roma Jr. Formado Jornalista nas primeiras turmas da Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, Roma Jr trabalhou como repórter em diversos veículos de rádio em Santos, e na área que se especializou, o hipertexto (vital nos primórdios da internet), levou a Tv Globo nos anos 90. Entusiasta da tecnologia e da inovação, Roma Jr levou seu conhecimento aos primórdios do jornalismo na Internet via videotexto.