Nesta semana, o Santos promoveu uma palestra para os jovens jogadores das categorias de base sobre educação financeira.
A ministração do curso ficou por conta de Bruna Teixeira, sócia da Tauari Investimentos. O objetivo da palestra foi orientar os jogadores do sub-20 santista sobre questões financeiras, como aposentadoria, investimentos e administração de ganhos.
Especialidade no assunto
Além de ser sócia da Tauari Investimentos, Bruna Teixeira comanda o podcast Bola no Cofre, que relaciona futebol e finanças. O programa promove bate-papos educativos para jovens atletas, incentivando-os a não “jogarem” seus ganhos no “lixo”, como já aconteceu com diversas personalidades do mundo esportivo.
Segundo Bruna, seu sonho é “entregar educação financeira para jogadores de futebol”, e ela deu seu primeiro passo com os jogadores do Peixe. A especialista em mercado financeiro enfatizou aos atletas que o momento de organizar as finanças é agora, para que, quando estiverem aposentados do esporte, não enfrentem “surpresas desagradáveis”. “Vocês precisam acreditar que, com persistência, a gente consegue se programar e planejar um futuro financeiro muito próspero”, completou Bruna Teixeira, acrescentando que “muitos [jogadores da base] ficaram interessados no tema e nos mandaram mensagem para falar do assunto”.
Coordenador da base destaca trabalho “fora de campo” com os jovens do clube
José Renato Quaresma, coordenador das categorias de base do Peixe, disse que o Santos busca implementar vários cursos que possam ajudar positivamente os jovens atletas da Vila Belmiro, visando não apenas o atual momento, mas também uma preparação para o futuro, principalmente no aspecto financeiro. “O jogador de futebol tem uma carreira muito curta. A aposentadoria chega muito cedo. Então, eles precisam se preparar o mais rápido possível”, afirmou Quaresma.
Além disso, o gestor das categorias salientou que o Santos promoverá outros cursos de orientação para os jovens atletas. O intuito, de acordo com Quaresma, é formar não apenas atletas, mas pessoas que saibam gerenciar a vida fora das quatro linhas da melhor forma possível.