Na galeria dos grandes artilheiros da história do Santos Futebol Clube, o nome de Serginho Chulapa ocupa um lugar especial. Com um faro de gol apurado, presença de área marcante e personalidade inconfundível, ele foi peça-chave no vice-campeonato brasileiro de 1983 e protagonizou momentos eternizados na memória do torcedor santista.
Natural da Casa Verde, bairro da zona norte de São Paulo, Serginho começou a dar seus primeiros chutes em times de várzea como Cruz da Esperança e Vasco da Gama. Em 2008, o ex-jogador chegou a afirmar que, sem o futebol, talvez tivesse seguido por caminhos difíceis: “Se não tivesse ido para o esporte, certamente estaria na criminalidade.”
A carreira começou oficialmente após uma rápida passagem pela Portuguesa, mas foi no São Paulo que ele despontou como um dos maiores atacantes do país. Pelo Tricolor, disputou 330 partidas e marcou impressionantes 250 gols entre 1973 e 1982, tornando-se o maior artilheiro da história do clube do Morumbi.
Mas foi no Santos, clube do coração, que Serginho viveu um capítulo especial da sua trajetória. Chegou à Vila Belmiro em 1983, aos 29 anos, já experiente, evitando a fama de “salvador da pátria”, mas com a clara intenção de marcar seu nome com a camisa alvinegra. Em sua estreia, em 19 de janeiro de 1983, participou de um amistoso contra o América no Estádio Urbano Caldeira.
Serginho comemorando Titulo de Campeão Paulista de 1984.
Foto: (Acervo/Santos FC)
Logo no primeiro ano, conquistou dois torneios internacionais, o Vencedores da América, no Uruguai, e o Cidade de Pamplona, na Espanha e levou o Santos à final do Campeonato Brasileiro. Com 22 gols, foi artilheiro isolado da competição, mesmo em um torneio que contou com 44 equipes. Também liderou a artilharia do Campeonato Paulista daquele ano, com os mesmos 22 gols.
No entanto, seu momento mais emblemático com a camisa do Peixe viria em 1984. Na final do Campeonato Paulista, diante do Corinthians, no estádio do Morumbi, Serginho marcou o gol que selou a vitória por 1 a 0 e garantiu o 15º título estadual da história do Santos. Com mais de 100 mil torcedores presentes, ele descreveu o jogo como um filme:
“Fizemos o gol em uma jogada muito boa do Humberto com o Zé Sérgio. Eu estava bem colocado e consegui empurrar para o gol. Nosso time foi um dos melhores que o Santos já teve. Isso ficou para a história.”
Ao todo, Serginho Chulapa teve quatro passagens pelo Santos: 1983/84, 1986, 1988/89 e 1990. Disputou 202 jogos e marcou 104 gols, sendo o terceiro maior artilheiro do clube na era pós-Pelé.
O legado de Serginho vai além dos números. É a personificação de um atacante à moda antiga: explosivo, decisivo e apaixonado pelo que fazia. Um verdadeiro símbolo de raça e amor ao futebol.
Ficha Técnica – Serginho Chulapa
Nome completo: Sérgio Bernardino
Data de nascimento: 23 de dezembro de 1953
Naturalidade: São Paulo (SP), Brasil
Posição: Centroavante
Altura: 1,91 m
Apelido: Serginho Chulapa
Clubes por onde passou:
-
Portuguesa (juvenis) – 1968
-
São Paulo FC – 1973 a 1982
-
Jogos: 330
-
Gols: 250
-
Títulos: Campeonato Brasileiro (1977), Campeonatos Paulistas (1975, 1980, 1981)
-
-
Santos FC – 1983–1984, 1986, 1988–1989, 1990
-
Jogos: 202
-
Gols: 104
-
Títulos: Campeonato Paulista (1984), Torneios Internacionais (1983)
-
-
Corinthians – 1985
-
Marítimo (Portugal) – 1986
-
Santo André, Portuguesa Santista, São Caetano – passagens no fim da carreira
Principais Conquistas Individuais:
-
Artilheiro do Campeonato Brasileiro: 1983 (22 gols)
-
Artilheiro do Campeonato Paulista: 1983 (22 gols) e 1984 (16 gols)
-
Maior artilheiro da história do São Paulo FC (250 gols)
Seleção Brasileira:
-
Período: 1979–1982
-
Jogos: 20
-
Gols: 8
-
Participação: Copa do Mundo de 1982 (Espanha)
