O Santos entra em campo neste domingo (4) para enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um confronto direto entre equipes que ainda não venceram na competição e figuram na zona do rebaixamento, o jogo marca mais uma tentativa de reação sob o comando de Cléber Xavier, técnico santista que busca consolidar seu trabalho com um histórico positivo diante dos gaúchos.
Atualmente no comando técnico do Peixe, Cléber Xavier que teve suas primeiras partidas como treinador principal, no próprio time gaúcho, acumula 29 partidas contra o Grêmio em sua carreira, a maioria delas como auxiliar de Tite. Nesse retrospecto, são 11 vitórias, 10 empates e 8 derrotas, o que representa um aproveitamento de 52%. As equipes que Xavier ajudou a comandar balançaram as redes 39 vezes e sofreram 30 gols.
Desses confrontos, 18 foram válidos pelo Campeonato Brasileiro (com seis vitórias), sete pelo Campeonato Gaúcho (com cinco vitórias), dois pela Copa Sul-Americana e dois pela Copa do Brasil.
O Santos também leva vantagem em confrontos contra os gaúchos, em 67 jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o Peixe venceu 25 vezes (37%), o Grêmio venceu 21 partidas (31%) e houve 21 empates (31%). O Santos, aliás, é melhor também no número de gols marcados: 114 contra 94 do Imortal.
O santos leva vantagem no confronto. Foto: (Raul Bareta/Santos FC)
Além do duelo tático, a partida também terá a conhecida “lei do ex” como um ingrediente a mais. O Santos conta em seu elenco com Thaciano, Soteldo e Guilherme, este último fora da partida por lesão, todos com passagens recentes pelo Tricolor Gaúcho.
Soteldo defendeu o Grêmio na temporada passada, emprestado pelo próprio Santos, e teve destaque com sete gols e quatro assistências em 41 partidas. Já Thaciano atuou pelo clube gaúcho entre 2017 e 2023, período em que disputou 136 jogos, marcou 15 gols e contribuiu com nove assistências.
Pelo lado gremista, também há ex-santistas em campo: o zagueiro Wagner Leonardo, o lateral João Lucas e o volante Dodi já vestiram a camisa do Peixe.
Com ambos os treinadores ainda buscando suas primeiras vitórias à frente dos clubes, a partida promete ser tensa e decisiva. O Santos contará com reforços importantes, com atletas retornando de lesão, onde ainda busca superar os desfalques para deixar a incômoda parte inferior da tabela.
