O Santos voltou a tropeçar no Campeonato Brasileiro e segue afundado na zona de rebaixamento. Jogando fora de casa, na noite deste domingo, o Peixe foi derrotado por 1 a 0 pelo Grêmio, em partida válida pela 7ª rodada da competição. O único gol da partida expôs, mais uma vez, as fragilidades defensivas da equipe alvinegra, que agora soma apenas 4 pontos na tabela, com cinco derrotas, um empate e uma vitória.
Apesar do resultado negativo, a equipe comandada por Cléber Xavier apresentou momentos de lucidez, especialmente no primeiro tempo. O destaque foi o atacante Soteldo, que protagonizou boas jogadas pelo lado esquerdo, criando várias oportunidades claras de gol. No entanto, seus companheiros não conseguiram transformar a atuação inspirada do venezuelano em gols.
Do outro lado do campo, os erros se repetiram. A defesa santista voltou a falhar, desta vez de forma coletiva. No lance do gol gremista, o zagueiro Luan Peres, em má noite, teve participação direta, ao lado de Kevison e Luizão, que também não conseguiram neutralizar a jogada.
Rincón pede desculpas à torcida
Na saída de campo, o volante Rincón, um dos líderes do elenco, lamentou o resultado e cobrou reação imediata.
“Não nos escondemos. O momento é difícil. Agora temos o Ceará pela frente e precisamos sair dessa situação para trabalhar melhor. Pedimos desculpas à torcida, o Santos não merece essa situação”, disse o camisa 8, de 37 anos.
O volante reconheceu o bom desempenho no primeiro tempo, mas destacou que a equipe precisa melhorar sua efetividade:
“Fizemos um bom primeiro tempo e não conseguimos fazer o gol. O segundo tempo foi mais equilibrado. É um momento difícil, mas precisamos levantar a cabeça.”
Soteldo foi o destaque do Santos na Partida. Foto: (Raul Bareta/Santos FC)
Cléber Xavier vê evolução, mas lamenta falta de pontaria
Em entrevista coletiva, o técnico Cléber Xavier afirmou que o time mostrou evolução em relação aos últimos jogos, mas lamentou a falta de precisão nas finalizações.
“Aproveitamos bem os dois treinos que tivemos e conseguimos montar uma situação de jogo. Saio frustrado, fomos melhores do que o Grêmio no primeiro tempo, poderíamos ter marcado, mas acabamos não definindo.”, disse o técnico Santista.
Sobre as substituições, Cléber explicou que algumas mudanças foram motivadas por desgaste físico dos jogadores.
“O Rollheiser saiu por desgaste, e o Escobar também preocupava. Tentamos avançar com o Chermont e o Xavier, e equilibrar com o Bontempo no meio. A frustração é muito grande.”, comentou.
Ainda assim, o treinador adotou tom otimista quanto à sequência do trabalho. Com uma semana livre para treinos antes do próximo jogo, espera implementar novos conceitos e recuperar atletas fisicamente.
“Vamos crescer em cima daquilo que fizemos de bom contra o Grêmio. Agora temos tempo para trabalhar e melhorar.”, concluiu Cléber Xavier.
Próximo desafio
O Santos volta a campo na próxima segunda-feira (12), contra o Ceará. A partida está marcada para a Vila Belmiro, mas há possibilidade de mudança para o Pacaembu, com o Morumbis e a Neo Química Arena como alternativas já cogitadas pela diretoria santista.
