Após uma sequência negativa, o Santos finalmente voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Jogando no Barradão, em Salvador, o Peixe superou o Vitória por 1 a 0, com gol do atacante Guilherme, e chegou aos oito pontos na tabela. A vitória coloca a equipe a apenas dois pontos de deixar a zona de rebaixamento.
O triunfo fora de casa quebra uma série incômoda: a última vez que o Santos havia vencido como visitante foi ainda na primeira fase do Campeonato Paulista, contra a Inter de Limeira. Agora, o time soma duas vitórias, dois empates e seis derrotas na atual edição do Brasileirão.
Brasão: “É a virada de chave”
Eleito craque da partida, o meia Brasão comemorou a vitória e reforçou a união do elenco neste momento decisivo.
“Hoje foi uma virada de chave. Tenho certeza. O grupo está muito unido. Vamos sair dessa juntos. Estávamos devendo nos últimos jogos e temos um grupo guerreiro, muito forte. Contamos com o apoio do torcedor para sair o mais rápido possível da zona de rebaixamento”, afirmou o jogador na saída de campo.
Alívio para Cléber Xavier
O técnico Cléber Xavier, que vinha sendo pressionado pelos maus resultados, comemorou o alívio trazido pela vitória, mas fez questão de destacar que a situação do clube ainda exige atenção e muito trabalho.
“O peso é grande, mas a gente tem que ter clareza que ainda não saímos do lugar ruim. O grupo tem se entregado, mesmo com alguns atletas retornando de lesão. Foi uma vitória importante, mas seguimos em alerta”, declarou em entrevista coletiva.
O treinador também elogiou a atuação da equipe diante das dificuldades impostas pelo Vitória, sobretudo pelo estilo agressivo do adversário jogando em casa.
“Jogar aqui é sempre difícil. O campo é pesado, o Vitória pressiona muito. Conseguimos usar bem a bola longa, explorando as costas da defesa. Defensivamente sofremos, principalmente pelo lado esquerdo de ataque do adversário, mas conseguimos ajustar com Barreal, Léo Godoy e Rollheiser”, explicou.
Guilherme comemora a vitória com Brasão. Foto: (Raul Bareta/ Santos FC)
Guilherme marca e se emociona após dias difíceis
Autor do gol da vitória, o atacante Guilherme teve uma atuação decisiva em meio a um momento turbulento na relação com a torcida santista. Recentemente, ele perdeu um pênalti em decisão no meio de semana e vinha sendo alvo de críticas. Ao marcar neste domingo, fez questão de se desculpar e agradecer o apoio interno.
“Feliz por mais um gol com a camisa do Santos. Foram dias difíceis para mim, mas recebi muito apoio. Quero ressaltar a força que recebi do vestiário, dos funcionários, da Vila. Nunca fui tão abraçado”, disse ao Premiere.
Com a sétima partida no Brasileirão, Guilherme não pode mais se transferir para outro clube da Série A nesta temporada.
“Quero pedir desculpas aos torcedores pelo pênalti perdido. Sofri muito e ainda sofro, mas também recebi muitas mensagens positivas. Esse gol é deles também”, concluiu.
Próximos compromissos
Antes de voltar ao Brasileirão, o Santos faz um amistoso contra o RB Leipzig, em Bragança Paulista. Pela 11ª rodada da Série A, o próximo compromisso será contra o Botafogo, na Vila Belmiro, no fim de semana.
Neymar tem partida discreta
Neymar voltou a campo neste sábado, entrando aos 17 minutos do segundo tempo, mas teve uma atuação mais discreta em comparação ao jogo anterior, contra o CRB. Diferente daquela partida, o camisa 10 atuou mais recuado, com menos presença na área adversária.
Mesmo assim, o craque protagonizou um dos poucos lances de perigo ao sofrer uma falta próxima da grande área. Na cobrança, por pouco não deixou sua marca, levantando a torcida nas arquibancadas. Ainda em processo de retomada do ritmo ideal, Neymar demonstrou movimentação, mas teve participação limitada na construção ofensiva da equipe.
Foto: (Raul Bareta/ Santos FC)
O jogo
A primeira oportunidade do Peixe na partida ocorreu aos 14 minutos. Guilherme recebeu lindo lançamento de Barreal e saiu em ótimas condições para abrir o placar. Ao invadir a área, o atacante santista tocou por cima do gol.
E quatro minutos depois, Guilherme teve outra oportunidade, e dessa vez, não desperdiçou. Deivid Washington recebeu na esquerda e deixou com Souza. O lateral ajeitou e cruzou na medida para Guilherme subir, cabecear e abrir o placar para o Santos.
Aos 30 minutos, Barreal sofreu falta na entrada da área, e ele mesmo foi para a cobrança. De perna canhota, ele bateu na barreira, mas a bola foi pela linha de fundo.
Já na segunda etapa, aos 16 minutos, Deivid Washington fez jogada pelo lado esquerdo e mandou com muito perigo por cima do gol.
No ataque seguinte, Rollheiser finalizou com muita força da entrada da área e acertou a trave.
Aos 46 minutos, Neymar sofreu falta na entrada da área e foi para a cobrança. Com força, ele bateu no canto do goleiro, que se esticou todo para colocar a bola para fora.
FICHA TÉCNICA
EC VITÓRIA 0 X 1 SANTOS FC
Local: Estádio Barradão, em Salvador, Bahia
Data: domingo, 25 de maio de 2025
Horário: 18h30
Cartões amarelos: Ricardo Ryller, Matheuzinho e Baralhas (ECV); Luan Peres (SFC)
Árbitro: Anderson Daronco (RS);
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Maurício Coelho Silva Penna (RS);
Público pagante: 27.086
Público total: 27.515
Renda: R$ 888.117,0
Gol: Guilherme aos 18min do primeiro tempo.
ECV: Lucas Arcanjo; Baralhas (Janderson), Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ricardo Ryller (Léo Pereira), Ronaldo Lopes e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Lucas Braga), Renato Kayzer e Osvaldo (Erick). Técnico: Thiago Carpini
SFC: Gabriel Brazão; Léo Godoy, João Basso (Luisão), Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael e Rollheiser (Gabriel Bontempo); Barreal (Neymar), Deivid Washington (Luca Meirelles) e Guilherme (Thaciano). Técnico: Cléber Xavier
