O Santos vai receber o Flamengo na próxima quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A escolha do estádio só foi definida após o clube não conseguir mandar o jogo no Morumbis, casa do São Paulo, como pretendia inicialmente.
A partida promete um reencontro especial entre Neymar e o Flamengo, trazendo à tona boas lembranças do astro alvinegro no alçapão da Vila Belmiro. Em destaque está a memorável atuação no Campeonato Brasileiro de 2011, quando o então “Menino da Vila” marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira, lance que lhe rendeu o Prêmio Puskás da FIFA. A expectativa é de mais um capítulo marcante neste duelo histórico entre Santos e Flamengo, repleto de rivalidade e grandes momentos.
O desejo da diretoria santista era levar a partida para o Morumbis visando maior capacidade de público e receita. No entanto, o clube não obteve a liberação necessária. Um dos entraves foi o fato de o Palmeiras ter um compromisso marcado no Allianz Parque no mesmo dia. Por determinação de segurança, não são permitidas partidas de dois times grandes do estado na capital paulista simultaneamente, para evitar confrontos entre torcidas rivais.
Como plano B, Brasília chegou a ser considerada. Mas a capital federal foi descartada por receio de “inversão de mando”, já que há uma enorme torcida do Flamengo na cidade. A diretoria avaliou que o fator casa poderia se perder completamente nesse cenário.
Vale lembrar que o Santos possui um acordo para realizar três partidas como mandante fora da Vila Belmiro em 2024, negociadas com um empresário. A expectativa inicial era de cumprir o terceiro e último jogo desse contrato justamente contra o Flamengo. Com a inviabilidade dos outros locais, o Peixe confirmou o retorno à Vila Belmiro para o duelo.
A partida promete ser decisiva para as pretensões do Santos no Brasileirão, em meio à luta por pontos importantes para se manter fora da parte de baixo da tabela.
