O Santos na noite fria de segunda-feira em São Paulo, venceu o Juventude por 3 a 1 no Morumbis, resultado este, que tira o time da zona de rebaixamento. No entanto, o placar não reflete muito o que se viu em campo, onde o Juventude foi superior ao Santos em boa parte da partida, e teve como destaque mais uma vez, o goleiro Gabriel Brazão, fundamental na manutenção do resultado.
Na berlinda, o técnico Cléber Xavier entrou em campo bastante pressionado, já que o time não vem fazendo boas partidas, estava há 3 jogos sem vencer e dentro da zona de rebaixamento. O clima ainda ganhou mais peso, já que parte da diretoria entende que deve trocar o treinador. Nomes como Jorge Sampaoli, Cuca, Dorival Júnior (Corinthians), Juan Pablo Vojvoda e Roger (Internacional), são especulados para assumir a vaga, em caso de demissão.
Contra o Juventude, novamente, o técnico Cléber Xavier insistiu no 4-3-3, com Neymar no meio-campo, na armação. No entanto, o que se viu era o Neymar encostar no ataque, o que deixava um ‘buraco’ no meio-campo, sobrecarregando o setor e, consequentemente, o setor defensivo também sentia a sobrecarga e cometia vários erros, tanto de marcação, quanto de posicionamento.
A vitória santista e a ‘tranquilidade’ até a próxima rodada, veio com dois gols de Neymar e outro de Álvaro Barreal, o melhor em campo contra o Juventude. No demais, pode-se afirmar que Souza, Gabriel Bontempo, Rollheiser e Tiquinho Soares fizeram partida satisfatória, enquanto Gil, Igor Vinícius, João Schmidt e Luan Peres, foram abaixo do esperado, novamente.
Vindo do banco de reservas, Mayke e Luca Meirelles entraram bem no jogo. O lateral entrou na volta do intervalo para atuar mais avançado na direita onde fez sua estreia no Santos. Apenas no meio do segundo tempo, após a entrada de Gustavo Cavallero no lugar do Igor Vinícius, Mayke foi atuar na sua real posição. Já Luca Meirelles que entrou no lugar do Tiquinho Soares, deu maior movimentação nos minutos finais, e em um rápido lance, sofreu o pênalti que originou o terceiro gol do Santos, dando números finais à partida.
Na próxima rodada, o Santos vai até Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, atual vice-líder, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória contra o Juventude levou o Santos aos 18 pontos, além de subir para a 15ª colocação.
