O Santos segue em franca ascensão no cenário digital. Em julho, o clube conquistou mais de 822 mil novos seguidores nas cinco principais plataformas, atingindo a expressiva marca de 25 milhões de inscritos combinados. Segundo o Ranking Digital do IBOPE Repucom, o Peixe ampliou para 1 milhão a vantagem sobre o Palmeiras e mantém o terceiro lugar entre os clubes mais seguidos do Brasil.
Do total de 822 mil novas inscrições conquistadas pelo Santos no último mês, 49% ou 400 mil seguidores, vieram do perfil oficial do clube no TikTok, onde o “Peixe” alcançou a marca de 7,2 milhões de inscritos. Além de liderar o ganho no TikTok e Instagram, o número de seguidores do Peixe no Facebook em julho foi de 200 mil novas adesões, um dos maiores resultados mensais de um clube na plataforma nos últimos três anos. Em 2025, este volume é menor apenas que o desempenho do próprio Santos em fevereiro no Facebook, quando chegou a registrar mais de um milhão de novos inscritos.
O Santos aparece na terceira colocação no Ranking dos 50 clubes brasileiros.
Créditos: (IBOPE, Repucom)
O desempenho do mês foi tão significativo que se equiparou ao crescimento do Flamengo durante o Mundial de Clubes, quando os rubro-negros registraram 858 mil novos seguidores. O resultado reflete diretamente na valorização da marca santista e na atração de novos patrocinadores, fortalecendo ainda mais a imagem do clube no mercado nacional e internacional.
Para Caio Lacerda, diretor de marketing do Santos, a estratégia digital é fruto de um trabalho coordenado.
“Temos um time dedicado a entender as tendências das plataformas e produzir conteúdos que conectam o Santos com diferentes públicos, sem perder a essência do clube. Esse avanço fortalece nosso posicionamento como marca global e gera valor para os patrocinadores, que ganham mais visibilidade em um ambiente altamente engajado”, afirmou o executivo.
A projeção do Santos nas redes também se beneficia da presença de Neymar, ídolo histórico do clube. De acordo com a segunda edição do estudo “Top 100 Personalidades Brasileiras Mais Influentes no Instagram em 2025”, realizado pela Zeeng, o atacante lidera a lista com 230,8 milhões de seguidores, engajamento médio de 3,01 milhões e taxa de 1,31%.
O presidente Marcelo Teixeira reconhece o impacto do craque, mas reforça que o crescimento do clube vai além da figura individual.
“Ter o Neymar com a gente, no auge de sua influência global, potencializa tudo. Mas o crescimento do Santos é uma construção coletiva. Estamos investindo em comunicação, relacionamento com torcedores, internacionalização da marca e novas parcerias comerciais. Neymar é um catalisador, mas o alicerce já estava sendo preparado”, destacou.
Com a força digital em alta e um planejamento sólido, o Santos mantém o objetivo de transformar engajamento em oportunidades comerciais e ampliar seu alcance global.
