O goleiro João Paulo, de 30 anos, está de saída do Santos e vai defender o Bahia por empréstimo até o término da atual temporada. A negociação foi fechada nas últimas horas, após investida do clube baiano que agradou tanto à diretoria santista quanto ao próprio jogador.
O vínculo do arqueiro com o Peixe vai até dezembro de 2027, mas o acordo firmado prevê gatilhos para uma possível compra ao fim da cessão temporária. Pelo Bahia, João Paulo estará à disposição para disputar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, ficando impedido de atuar apenas na Copa do Nordeste, cuja inscrição de atletas já foi encerrada.
Na atual temporada, João Paulo entrou em campo apenas uma vez, na vitória por 3 a 0 sobre a Inter de Limeira, pelo Campeonato Paulista, no dia 23 de fevereiro. Desde que Gabriel Brazão assumiu a titularidade, o goleiro perdeu espaço no elenco.
O reforço desembarca em Salvador em meio a um momento de pressão sobre a posição de goleiro no Tricolor, após uma sequência de falhas cometidas por seus concorrentes ao longo do ano.
Revelado nas categorias de base do Santos em 2013, João Paulo se firmou no time principal em 2020 e se tornou um dos grandes nomes do clube nas últimas temporadas. Em 2024, no entanto, sofreu uma grave lesão durante a Série B do Campeonato Brasileiro e acabou perdendo espaço. Ao todo, soma 233 jogos defendendo a meta santista.
Enquanto isso, o Santos se prepara para seu próximo compromisso: o duelo contra o Vasco, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro.
