O Santos Futebol Clube finalizou sua preparação para o Campeonato Brasileiro Feminino de 2026. Após um período de concentração na cidade de Guararema (SP), a equipe comandada pelo técnico Caio Couto, que já conduziu as Sereias ao título brasileiro em 2017, retorna à Baixada Santista com foco total na estreia da competição. O período longe da Vila Belmiro serviu para integrar os novos reforços e consolidar a metodologia de trabalho da comissão técnica.
Diferente de anos anteriores onde houveram jogos-treino externos, a estratégia adotada nesta janela em Guararema priorizou o trabalho tático intensivo e coletivos entre o próprio elenco. O objetivo foi acelerar o entrosamento do grupo e adaptação de novas atletas. “Tivemos uma pré-temporada muito proveitosa, estarmos juntos 24h lá em Guararema, fez com que acelerássemos o nosso processo. Primeiro um grupo novo, com atletas chegando, podendo se conhecer cada vez mais, é uma imersão no nosso modelo de jogo, então foi de fundamental importância para a nossa temporada”, avaliou Caio Couto.
A estreia das Sereias da Vila no Brasileirão acontece no próximo dia 16 de fevereiro (segunda-feira), na Vila Belmiro, diante do Grêmio. Após o duelo contra as gaúchas, a equipe terá seu primeiro desafio fora de casa, em jogo válido pela segunda rodada, no dia 23 de fevereiro, contra o Cruzeiro, em Minas Gerais.
Sobre o primeiro desafio no campeonato nacional, o treinador santista pregou cautela e destacou as qualidades do rival. ”Enquanto a nossa estreia, sabemos da capacidade do nosso adversário, o Grêmio, uma equipe que condiz com suas tradições, uma equipe aguerrida, muito forte na marcação, entendemos que será um jogo difícil de detalhes, em que a gente precisa fazer prevalecer o nosso modelo de jogo. Total respeito ao Grêmio e um jogo de muita concentração para que consigamos o resultado que desejamos”, finalizou.
CARREIRA:
Aos 50 anos, Caio Couto possui uma trajetória consolidada no futebol feminino e masculino. O técnico está em sua segunda passagem pelas Sereias da Vila; na primeira, entre 2015 e 2017, conduziu a equipe ao título do Campeonato Brasileiro de 2017, além dos vice campeonatos estaduais em 2016 e 2017. Seu currículo inclui também o título do Sul-Americano Sub-20 (2012) com a Seleção Brasileira Feminina. Antes de retornar ao Santos, Couto acumulou experiências no futebol masculino, comandando equipes como Audax-RJ e Portuguesa-RJ, além da categoria Sub-20 do Fluminense. Agora, com seu retorno, já faturou o título do Campeonato Brasileiro Feminino A2 em 2025, foi campeão também da Copa Paulista de 2024, e conquistou o 2º lugar na Copa Paulista 2025.