Flashes, sorrisos e nada de calção. A equipe, que era considerada a melhor do futebol feminino brasileiro, foi também protagonista de uma ação pra lá de diferente.
Há 10 anos, o Santos se arriscava ao lançar um calendário estampado com fotos das Sereias da Vila. A ideia surgiu do departamento de marketing do clube e foi lançada como início das comemorações do centenário.
Com a intenção de mostrar o outro lado das atletas, o Peixe tirou as meninas do local de costume. Houve toda uma produção para que os ensaios fotográficos fossem o melhor possível.
Murilo Barletta, diretor da modalidade da época, lembra do entusiasmo das meninas, principalmente na noite de lançamento onde o uniforme foi trocado por biquíni.
“A equipe encarou bem, foi muito divertido, na noite de lançamento até a Rainha Marta apareceu… Foi uma ação inusitada, mas que todas gostaram muito do resultado final”, relata.
Na primeira triagem foram disponibilizados 5 mil exemplares e cada um custava 20 reais. Metade da arrecadação foi para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Parte importante dessa ação era os torcedores e nesse quesito, o calendário dividiu opiniões.
Muitos acreditam até hoje que o clube andou para trás e colocou as meninas em uma situação que homens não passam. Sendo incomodo não o fato de o elenco participar de ensaios fotográficos, mas sim a sexualização do corpo da mulher.
Barletta afirma que não escutou muitas reclamações na época, mas não sabe como seria se a ação fosse feita nos dias de hoje. Segundo o ex-diretor, o mundo atual anda muito ‘chato’.
As especulações ficam apenas no ‘e se’, e o calendário já é história. São 109 anos de tradição e querendo ou não, a ação mostra que o Peixe não tem medo de se arriscar.
Anthony Freire
15 de abril de 2021 at 08:44
Muito boa matéria!
Jorgeane Soares Moura Silva
14 de abril de 2021 at 21:22
Parabéns pela matéria , excelente colocação falando do uniforme das meninas da vila 👏👏👏👏👏👏
Murilo barletta
14 de abril de 2021 at 16:37
Fernanda, parabéns pela matéria. Viva o glorioso Santos Futebol Clube, 109 anos de uma história belíssima e sempre na primeira divisão. Time de Reis e rainha, dos meninos da vila e das sereias também. Vestir esse manto sagrado é um orgulho que nem todos podem ter.