Almanaque Santista

Urbano Caldeira

Urbano Vilela Caldeira Filho era um apaixonado pelo nosso Santos! Foram 20 anos de dedicação ao clube, era comum vê-lo aparando a grama ou plantando árvores (em fotos antigas da Vila, na entrada principal pode ser vista duas palmeiras que foram plantadas por ele).

Trabalhava na Alfândega de Santos, era boêmio, nunca se casou, dizia que o Santos era seu  único e grande amor. Foi tudo no clube: jogador (zagueiro), treinador e dirigente. Só não foi presidente – convite teve- mas recusou todos. Foi também o maior responsável pela construção da Vila Belmiro (desde 1933 leva seu nome).

(Foto/Memorial das Conquistas do Santos FC)

Urbano morreu jovem, aos 42 anos, vítima de pneumonia em 13 de Março de 1933… um dia depois do primeiro jogo do Santos no profissionalismo do futebol brasileiro. No dia 9 de Janeiro de 1938, no Santos, é conhecido como o dia de Urbano Caldeira, o nosso primeiro Patrono.

Ah! Urbano…

Nosso  Santos  ficou conhecido mundialmente e o estádio que você ajudou a construir e que leva seu nome, virou palco de grandes espetáculos, lindas jogadas, celeiro de craques e frequentado por muitos… muitos apaixonados pelo clube, assim como você.

2 Comments

Comentário(s)

  1. Débora Vaz

    18 de fevereiro de 2021 at 11:46

    Obrigada, abraços!

  2. Alexandre

    16 de fevereiro de 2021 at 20:25

    Show!!!!

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo