Mantos Históricos

1982 – O primeiro ano da Topper

Salve, galera!

Hoje vamos falar sobre a camisa de 1982, primeiro modelo da Topper no Santos.

Depois de uma breve passagem da Adidas no início dos anos 80, o Santos fechou contrato com a Topper para a sua linha esportiva, em 1982.

(Imagem do site Terceiro Tempo)

O modelo proposto pela Topper era muito parecido com o da Adidas dos anos anteriores em relação ao design. Camisa em gola “V”, simples, porém trazendo uma boa diferença no material usado.

As camisas da Adidas tinham o pano mais “pesado”, grosso, ao contrário do modelo da Topper que trazia um pano mais leve. O escudo e o logo da Topper pela primeira vez apareciam pintados na camisa (antes eram sempre bordados).

A camisa que eu tenho na minha coleção provavelmente foi usada pelo ponta direita Paulinho Batistote (não conseguimos ter certeza, porque naquela época as camisas não tinham a numeração fixa, mas era geralmente ele quem jogava com a 7).

(arquivo pessoal)

Em 1982 o Santos terminou em 7º Lugar no Campeonato Brasileiro, e no Campeonato Paulista o Santos ficou em 12º lugar no primeiro turno e 8º lugar no segundo turno.

Muitos adversários dizem que o Santos foi “rebaixado” em 1982 por não ter conseguido dentro de campo uma vaga para a Taça de Ouro de 1983 (só os 6 melhores times do Paulista garantiam vaga direta e o Santos deveria jogar a Taça de Prata), mas a verdade é que o Santos acabou sendo um dos convidados por conta de média de público e disputou a Taça de Ouro de 1983, sagrando-se inclusive, vice-campeão brasileiro daquele ano.

Mas essa história a gente conta falando da próxima camisa!

1 Comment

1 Comment

  1. Rafael

    16 de março de 2021 at 16:17

    Com certeza usada em dia de sol… se tivesse chovido, aposto que ela seria marrom. Naquele tempo nosso gramado era lastimável.

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo