Colunas

Dezesseis anos de jejum no Santos

Dezenove de dezembro de 2004. Essa foi a data em que o Santos foi octacampeão brasileiro, mas justamente a última vez que conquistou o troféu. De lá para cá, foram dezesseis campeonatos, com três vices. O Peixe alcançou a terceira colocação em uma oportunidade também.

A primeira vez que o Peixe bateu na trave durante o período de jejum foi em 2007, ano em que fez uma boa campanha. Os santistas alcançaram nas rodadas finais a segunda colocação do torneio, porém, sem chances de título, pois o São Paulo já havia conquistado o troféu.

Muito se deve ao fato do Santos tentar priorizar a Libertadores, onde foi eliminado nas semifinais para o Grêmio. No fim do campeonato nacional, o Peixe ficou com 62 pontos, 15 a menos que o time do Morumbi. Foram 57 gols a favor (quinto melhor ataque da competição) e 47 contra (quarta melhor defesa).

>Leia mais colunas e notícias do Santos clicando aqui

(FOTO: gazetapress.com)

Em 2016, o Santos novamente viu um rival ser campeão, mas dessa vez foi o Palmeiras. O Alvinegro até teve oportunidades de encostar no rival, mas sempre tropeçava em momento decisivos e viu a diferença para o líder aumentar a cada rodada, o que frustrou muitos torcedores, pois o elenco era muito bom. Além disso, a diretoria santista tinha mantido praticamente as mesmas peças da temporada passada, quando foi vice-campeão da Copa do Brasil.

Dessa vez, o Peixe terminou com 71 pontos, nove a menos que o time da capital, além de 59 gols a favor (terceiro melhor ataque) e 35 sofridos (segunda melhor defesa).

(FOTO: Marcos Ribolli/globoesporte.com)

A última vez aconteceu em 2019, com um elenco pouco badalado, mas com um futebol encantador que encheu de esperanças o torcedor santista, achando que aquele seria o fim de um jejum. O Santos liderou a competição entre a 13ª e 16ª rodada, mas após um tropeço contra o Fortaleza (estava 3 a 0, lembram?), viu o Flamengo chegar ao topo da tabela e permanecer até o fim.

O Peixe até encostava no time da Gávea, porém, novamente acontecia os mesmos erros de 2016, perdendo jogos que não deveria e deixando o rival abrir vantagem cada vez mais.

Nesse ano, o Santos conquistou número de pontos digno de campeão. Foram 74, 16 a menos que o Flamengo. O time de Sampaoli ainda fez 60 gols (quarto melhor ataque) e levou 37 (quarta melhor defesa).

Olhando esses fatos, dá para se dizer que o Santos deve olhar com mais carinho para um campeonato que já foi campeão oito vezes e é o segundo maior campeão do torneio ao lado do Flamengo, que foi campeão três vezes durante o jejum do Peixe.

Portanto, o torcedor santista não aguenta mais esse jejum de títulos brasileiros, são mais de 16 anos que o grito de “É campeão” está “engasgado” na garganta da nação alvinegra praiana. Já está mais do que na hora disso acabar.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo