Colunas

João Paulo ou John: Quem deve ser o titular?

João Paulo e John em treino no CT Rei Pelé - Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na última temporada, o gol santista foi bastante disputado por John e João Paulo, com o último sendo o titular da reta final da temporada e jogando a maior parte dos jogos do Campeonato Brasileiro. Nessa temporada, parece que a disputa será maior ainda.

A dúvida de Cuca 

Após a saída de Everson para o Atlético Mineiro, Vladimir se tornou o titular da posição, porém suas atuações nunca agradaram grande parte da torcida. Somente após “Vlad” se lesionar, João Paulo assumiu a titularidade e tomou conta da posição – apesar de internamente muitos terem achado que John seria o titular do momento, já que ele se destacava nos treinos.

João Paulo começa a disputa na frente

João Paulo se tornou o titular absoluto e salvou o Santos em diversos jogos, tendo destaque a excelente atuação na vitória de 3 a 2 em cima do Olimpia, no Paraguai, em que fez ao menos sete boas defesas para garantir o triunfo na Libertadores. Mesmo tendo grandes atuações, o goleiro de 25 anos foi afastado do time em novembro, após contrair a COVID-19, dando espaço para John se tornar o “dono” da meta santista.

João Paulo fez grande jogo contra o Olimpia na fase de grupos da Libertadores. (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

John recebe sua chance

John estreou contra o Internacional-RS que até então era o líder do campeonato. O rapaz fez uma grande partida, defendendo tudo, e ajudou a equipe a somar os três pontos. Ele também foi o goleiro titular na maior parte da campanha do Santos na Libertadores e, mesmo após a recuperação de João Paulo, ele continuou sendo o goleiro titular e foi o escolhido para defender a meta santista na final da Libertadores. Após o vice, John pareceu ter sentido a derrota e Cuca escolheu João Paulo para ser o titular nos jogos restantes.

John foi o titular em todas as partidas do mata-mata da Libertadores. (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Os dois goleiros possuem características diferentes, como disse o preparador Arzul, em entrevista ao canal Eu Vim de Santos no início do ano: “O John possui uma maior envergadura, por isso se posiciona bem fora do gol […], já o João é mais rápido, mais potente, então ele dá um passo para trás e ataca a bola, mas não quer dizer que um é melhor que o outro em termos de posicionamento. Então um tem uma escolha de se posicionar melhor e subir e o outro de dar um passo para trás e atacar a bola […]”.

Números na temporada

João Paulo participou de 36 jogos na temporada (15 vitórias, 12 empates e 9 derrotas), sendo titular em 35, sofrendo 37 gols (uma média de 1,02 por jogo) e ficou 8 jogos sem ser vazado. John fez menos partidas, esteve presente em apenas 16 jogos (5 vitórias, 5 empates e 6 derrotas), sofreu 21 gols (médias de 1,4 por jogo) e ficou 3 partidas sem levar gols.

Clássico “SanSão”

Mais uma vez teremos expectativa para saber quem será o titular e, ao que tudo indica, o técnico Ariel Holan escolheu John para o clássico contra o São Paulo, agora fica o questionamento para saber se será assim o restante da temporada. A possível escalação será: John (João Paulo); Sandro, Kaiky (Alison), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison (Ivonei), Sandry e Gabriel Pirani; Soteldo, Jean Mota e Lucas Braga.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo