Futebol

Kaio Jorge: solução caseira para a ‘camisa 9’ do Peixe

Kaio comemorando gol com a camisa do Santos - Foto: Ivan Storti/Santos FC

Com a saída de Eduardo Sasha para o Atlético-MG, muito se discutiu sobre quem seria o substituto dele no ataque e como a diretoria iria atrás de um novo jogador, já que o clube está impossibilitado de contratar novos atletas.

Ninguém imaginou que a solução seria bem mais fácil do que se pensava, e que bastava apenas olhar para um jovem jogador que estava à espera de uma chance para mostrar que ele poderia se tornar o atacante titular: Kaio Jorge.

No começo, Jesualdo Ferreira testou Uribe como o titular, mas o colombiano de 33 anos não correspondeu à altura e logo deu espaço para o jovem jogador mostrar o porquê ele poderia ser o novo “raio” da Vila. Mas foi com o técnico Cuca que ele se tornou titular incontestável. Quando começou a aparecer no time titular, Kaio sofreu muitas críticas por parte da torcida, pois oscilava muito nos jogos – perdendo alguns gols. Porém, o jogo dele vai muito além de ser um centroavante que fica apenas parado dentro da área esperando a bola e empurrá-la para dentro do gol.

Afinal, por que ele é tão importante no esquema do Santos?

Quando começou a aparecer no time titular, Kaio sofreu muitas contestações da torcida, pois oscilava muito nos jogos e era criticado pelo tanto de gols que perdia, porém, o jogo dele vai muito além de ser um centroavante que fica apenas parado dentro da área esperando a bola e empurrá-la para dentro do gol. Vale dizer que Kaio é um centroavante que sabe atuar muito bem como um falso 9, sempre abrindo espaço para os pontas atacarem e para a infiltração dos meias. Ele sempre tenta buscar o jogo, seja em qual parte do campo a bola esteja, desde a defesa até o ataque, por isso é muito comum ver ele no meio de campo chamando bola e dando mais liberdade para um dos meias ser mais ofensivo.

Um dos principais motivos dele ter largado na frente do outros, é por essa sua capacidade de sair da área e chamar o jogo. Quando não está em campo, o time sente – e muito – a sua falta. Então, mesmo ele não fazendo muitos gols ou dando assistências, é um jogador extremamente importante para o time por essa sua característica (de ser solidário aos companheiros de time) o que ficou claro nos dois jogos das quartas contra o Grêmio na Liberta.

Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Talvez esse tipo de jogo seja seu diferencial em relação aos seus concorrentes diretos: Bruno Marques e Marcos Leonardo. Marcos é um bom finalizador e sabe se posicionar muito bem na área para receber o passe e fazer o chute; já Bruno é um excelente cabeceador, muito por causa de seus 1,94 – o que ajuda no jogo aéreo.

Com a chegada do técnico Ariel Holan, devemos ficar cada vez mais de olho nessa disputa pela posição, já que tudo vai depender do estilo de jogo que o argentino vai propor e o rendimento de cada um nos treinos. Mas, ao que tudo indica, Kaio largará na frente dos demais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo