Colunas

Por que o Santos é o Maior Clube do Brasil?

O ótimo Rica Perrone publicou um vídeo semana passada levantando um velha discussão no futebol brasileiro: Qual é o maior clube do Brasil? (o link do vídeo vai estar ao final do texto para descobrir a resposta).

No vídeo, o jornalista traz diferentes aspectos para responder essa difícil questão. Por exemplo, se falarmos sobre apenas torcida, o Flamengo é o maior time, uma vez que possui a maior torcida do país. Mas se falarmos sobre conquistas nacionais, o Palmeiras se torna o maior time – dado que é o clube que mais conquistou títulos nacionais. E certamente essa resposta muda se abordarmos estrutura, reconhecimento mundial ou contribuição histórica para o futebol.

Analisando alguns aspectos que o próprio Rica analisou, cheguei a conclusão até de maneira simples. E por isso a resposta ficou até fácil: o maior clube do Brasil é o Santos. Mas o leitor deve estar pensando que respondi o Santos pois sou torcedor do clube e escrevo para um portal de notícias do mesmo, certo? Errado. E vou explicar a partir de agora. Vale lembrar que estamos falando de 12 clubes, ou seja, os quatro grandes paulistas, quatro grandes cariocas, dois maiores mineiros e os dois maiores gaúchos.

Os quesitos são: reconhecimento mundial, torcida, importância histórica para o futebol, feitos no país e títulos nacionais (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) e internacionais (Mundial, Sul-Americana e Libertadores da América). Todos os quesitos serão classificados de 1 a 5 e a somatória das classificações será a nota final. A tabela com as classificações estará no fim do texto.

Fluminense e Botafogo são times com grande importância histórica para o futebol, já que montaram grandes times, principalmente o Botafogo, revelando Quarentinha, Jairzinho e Garrincha. Mas ambas as equipes são completamente desconhecidas fora do Brasil, além de apenas estarem fora do top 10 das maiores torcidas. O Botafogo tem apenas dois títulos nacionais e sem títulos internacionais importantes. O time alvinegro tem 3 rebaixamentos para a série B em sua história. O Fluminense tem os mesmos três rebaixamentos e pior, dois para a série B e um para a Série C. O clube das Laranjeiras possui 5 títulos nacionais e nenhum internacional.

O Atlético-MG tem certa relevância para a história do futebol nacional. Entretanto, tem apenas dois títulos nacionais e um internacional, sendo que desses três, dois deles foram conquistados recentemente. O Galo tem um rebaixamento e, assim como Fluminense e Botafogo, é completamente desconhecido fora do Brasil.

O Vasco tem mais títulos que seus rivais Fluminense e Botafogo. São 5 nacionais e 2 internacionais. O clube do Rio tem grande importância para o futebol brasileiro – assim como seus rivais. Dono de uma grande torcida, porém, é o time grande com mais rebaixamentos, com quatro quedas para a série B e um reconhecimento médio fora do Brasil.

>Veja mais notícias do Santos clicando aqui
>Siga nossa página no Instagram e Twitter

Inter, Cruzeiro e Grêmio tem números parecidos. O Tricolor gaúcho leva pequena vantagem em relação aos outro dois e o time mineiro leva vantagem em relação ao Inter. O Grêmio tem 4 títulos internacionais, sendo 3 Libertadores e um Mundial. No Brasil são 7 títulos, com certa importância histórica no país e bom reconhecimento no exterior. O Colorado tem 4 títulos internacionais e 4 nacionais, boa importância histórica nacional e assim como o Grêmio, bom reconhecimento no exterior.

Já o time mineiro não é campeão mundial, mesmo conquistando a Libertadores duas vezes. No entanto, o Cruzeiro é o maior vencedor da Copa do Brasil – venceu a competição seis vezes – e conquistou quatro vezes o Brasileiro, somando 10 títulos nacionais. Tem ótima importância histórica nacional e discreto reconhecimento mundial. As três equipes possuem um rebaixamento cada.

Corinthians e Palmeiras empatam entre si. O time de Itaquera tem 3 títulos internacionais e 10 nacionais. Tem bom reconhecimento fora do país e ótima importância histórica nacional. O Corinthians tem a segunda maior torcida do Brasil e um rebaixamento. O Palmeiras é o maior campeão nacional com 14 títulos e 3 títulos internacionais. Diferentemente dos seus rivais, o Palmeiras não tem título mundial, motivo de piada até hoje. O clube alviverde tem dois rebaixamentos e ótima importância no cenário nacional. Mas é praticamente desconhecido fora do Brasil.

Flamengo e São Paulo ficam no top 3 dos maiores clubes. O time carioca tem 4 títulos internacionais e 10 nacionais. Nunca foi rebaixado e tem a maior torcida do Brasil. Com boa importância histórica, o Flamengo é o maior time do Rio de Janeiro e um nome conhecido quando se fala de futebol brasileiro fora do país. O São Paulo era pra ser o maior time brasileiro caso não existisse o Santos. Conhecido mundialmente e sem rebaixamento, o Tricolor tem 7 títulos internacionais e 6 nacionais conquistados.

Dono de uma grande torcida, o time do Morumbi esbarra numa limitada relevância/importância histórica e nos feitos do Santos.

 

O Santos é o maior time do Brasil. Foto: Site/Santos FC

O topo do ranking fica com o Santos. Com 5 títulos internacionais e 9 títulos nacionais, o Santos é o único time grande que não é de capital. A importância histórica do Peixe para o futebol brasileiro é imensa. É o clube mais conhecido no mundo e o clube com os maiores feitos no futebol. O Santos é time que revelou o maior jogador de todos os tempos: o Rei Pelé. Assim como Flamengo e São Paulo, o Alvinegro Praiano nunca visitou a série B.

 

Classificação final dos maiores clubes do Brasil:

Colocação Times Títulos Nac. e Int. Importância Hist. Feitos Torcida Rec. Mundial Nota Final
Santos 5 5 5 3 5 23
São Paulo 5 4 4 4 5 22
Flamengo 5 4 3 5 4 21
Palmeiras 5 5 4 4 2 20
Corinthians 5 4 3 5 3 20
Grêmio 5 3 4 3 3 18
Cruzeiro 4 4 3 3 2 16
Inter 4 3 4 2 3 16
Vasco 3 4 3 3 2 15
10º Atlético MG 2 3 3 2 2 12
11º Fluminense 2 3 3 1 1 10
12º Botafogo 1 4 2 1 1 9

 

Vídeo do Rica Perrone falando sobre o maior clube do Brasil:

Leia Mais:  https://meupeixao.com.br/2021/03/no-santos-holan-indica-time-reserva-contra-o-ituano-veja-provavel-escalacao/

https://meupeixao.com.br/2021/03/boletim-medico-do-santos-para-se-reapresenta-e-kaio-jorge-treina-no-gramado-marinho-fica-na-academia/

https://meupeixao.com.br/2021/03/surgia-o-futebol-profissional-no-brasil-junto-comum-inusitado-apelido/

4 Comments

Comentário(s)

  1. Leandro

    14 de outubro de 2022 at 14:50

    “O SFC é o MAIOR clube do Brasil e o MAIS histórico do mundo!!”

  2. Kaique Lins

    14 de abril de 2022 at 15:41

    flamengo não é maior que Corinthians nem em torcida, quem dirá títulos kkkkk

  3. patrick

    14 de abril de 2022 at 15:39

    flamengo não é maior que corinthians nem em torcida, quem dirá titulos kkkkk

  4. Orlando Salles

    12 de março de 2021 at 20:31

    Falando de torcida se vc for na timemania que jogam por semana mais de 200 milhões de pessoas…o Santos e o terceiro colocado com 3
    6 %so perdendo pro SCCP com 5.2% e CRG com 5.8 % do montante de torcidas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo