ASSOPHIS

1933 – Surgia o futebol profissional no Brasil junto com inusitado apelido do Santos

Santos x São Paulo - Imagem da primeira partida profissional no Brasil - Foto: Acervo Folha de São Paulo

O profissionalismo surgiu oficialmente em 1933. No Rio de Janeiro, veio à tona com a fundação da Liga Carioca de Futebol em 23 de janeiro de 1933 (que, entretanto, só realizou a primeira partida da organização em abril). Em São Paulo, a Associação Paulista de Esportes Athléticos, organizadora do principal campeonato do estado desde 1913, adotou o profissionalismo vinte anos depois, em 3 de março.

A ata da resolução do Conselho Superior da federação registrou, no artigo sexto do novo regulamento, o seguinte texto – que também esteve presente em O Estado de S. Paulo de 1933: “Na divisão dos Fundadores é permitida a remuneração oficial dos jogadores e os contratos destes com os clubes, devendo a turma principal de todos os clubes ser constituída em sua maioria por jogadores remunerados”.

Outras regulamentações surgiram ali e em resoluções imediatamente posteriores, definindo pontos como o número máximo de jogadores com contratos profissionais (22) e amadores (50), e também remunerações por dispêndio de tempo dos atletas em treinos ou viagens.

(O Estado de S. Paulo de 5 de março de 1933)

12 de março de 1933, Vila Belmiro. A primeira partida do regime profissional no Brasil. Em um amistoso, o Santos enfrentou o São Paulo e acabou perdendo por 5 a 1. Com Logu marcando o único gol do Alvinegro Praiano, que sofreu gols de craques consagrados no time adversário como Friedenreich (que marcou o primeiro gol no regime profissional), seguido por Araken Patusca e Waldemar de Brito com dois gols cada um.

Foi, inclusive, nessa partida que o Santos recebeu o apelido de Peixe. Para provocar os santistas, torcedores do São Paulo começaram a chamá-los de maneira pejorativa de “Peixeiros”. O apelido surgiu por conta do Alvinegro ser de uma cidade praiana. A alcunha foi incorporada com muito orgulho pelos santistas, que diziam: “Peixeiros, sim com muita honra”.

Charge da Gazeta com a imagem da baleia remetendo ao Santos (Foto: Reprodução)

Nos anos 50, Messias de Melo, cartunista do jornal Gazeta na época, fez um desenho de uma baleia como símbolo do clube (fazendo alusão ao apelido de peixeiro), por ser um animal mais forte e imponente que o peixe. A ilustração se popularizou e, posteriormente, foi divulgada por outros meios de comunicação, passando a ser associada com frequência ao time da Vila.

1 Comment

1 Comment

  1. Francisco

    6 de junho de 2021 at 19:30

    Muito legal esse trabalho da ASSOPHIS!!! E muito importante!!! Parabéns pra vocês!!! 🐳❤️🐳❤️

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo