Colunas

#TBT – Cavaquinho e a visão de um homem que não enxergava

Cavaquinho para muitos é um instrumento. Para outros, um fanático santista com muitas histórias na bagagem.

O lendário presidente e fundador da Torcida Jovem do Santos, Cosmo Damião conta os causos de Cavaquinho com carinho, revelando que, em 1987, 1988 e 1989, Cavaquinho, deficiente visual, era presença confirmada nos jogos do Santos, onde quer que fosse.

Em dia de jogos, Cavaquinho pegava o ônibus da CMTC para ir ao Morumbi e descia a pé a Avenida Pacaembu com sua bengala e levando seu radinho de pilha, que sempre estava no ouvido no decorrer das partidas.

Certo dia, “Cavaco”, como também era carinhosamente chamado, andava com sua bengala no Vale do Anhangabaú, quando foi avistado por palmeirenses, que ficaram atentos à um sócio de organizada com um instrumento na mão e, então, partiram para cima do santista. Logo, ao telefone com a Torcida Jovem, os alviverdes foram repreendidos pela covardia de agredir um deficiente. Aos amigos, Cavaco foi direto: “Eu não fiz nada e eu não vi nada, mas que um ou dois eu acertei com a bengala, eu acertei! Aqui é Santos!”.

O eterno presidente da TJS conta que a história o marcou muito e, em seguida, em jogo no Morumbi, Cavaquinho perguntou por uma pinguinha, que ele tanto gostava e dizia que para cada uma que tomasse sairia um gol do Santos, e Cosmo lembra à reportagem do Meu Peixão: “Eu o avisei que dentro do estádio era proibido. Mas tudo que é proibido é mais gostoso! Então, fomos em um barzinho que vendia escondidinho lá dentro do Morumbi, onde tinha o Bar do Bigode, por exemplo, que quem é que não conhece?”.

>Veja mais notícias do Santos clicando aqui

Cavaquinho, que era professor de inglês à época, passou a ser um símbolo da TJS no estádio. Após os jogos, acompanhava a torcida organizada em suas caminhadas e, certa vez, acabaram parando no Restaurante La Farina, no centro de São Paulo, para jantar. E Cavaco foi alvo de uma peça pregada pelos companheiros.

Todos ficaram em silêncio e avisaram ao garçom para dizer-lhe que todos haviam ido embora e a conta era dele. Foi quando disse: “Ah, é? Então traz mais uma (dose) e uma sobremesa”. Logo depois, o garçom trouxe a conta e ouviu: “O senhor conhece o Abreu? Se ele não paga, nem eu!”. Cavaquinho então saiu andando pelo restaurante e os membros da TJS o alertaram: “Como é, Cavaco? A gente vai ficar devendo?”. E ele respondeu em tom de brincadeira: “Eu não enxergo, mas escuto”.

A relevância de Cavaco para a TJS e o Santos é tão grande que, à época, Osmar Santos ao transmitir seus jogos avisava: “Cavaquinho, na escuta? Alô, Cosmo Damião e Cavaquinho, na escuta?”.

Cosmo Damião – Foto: ASSOPHIS

Por fim, a última história contada traz a visão de um homem que a tinha limitada. Após uma cirurgia, Cavaquinho passou a enxergar cerca de 5% e marcou a todos quando disse: “Enxergo suficientemente bem para dizer que as coisas mais lindas são esse escudo do Santos e essa bandeira da TJS escrita “com o Santos, onde e como ele estiver”.

Aliás, se alguém souber por onde anda Cavaquinho ou se tiver algum causo deste icônico santista, deixe aqui nos comentários. Desde 1999, a Torcida Jovem do Santos não tem mais notícias sobre o Cavaco.

3 Comments

Comentário(s)

  1. Fabricia

    26 de março de 2021 at 00:54

    O Santos também é feito dos seus torcedores ♥️

  2. Danielle

    25 de março de 2021 at 22:59

    👏👏👏👏

  3. Marco Antonio Nogueira dos Santos

    25 de março de 2021 at 22:36

    Salve boa noite. Meu nome é Marco Antonio mas na tjs sou mais conhecido como gansinho. Eu tive a honra de conhecer o cavaco. Lembro de um jogo (de alguns) na vila qdo assisti um jogo do Santos do lado dele e vou te falar, qdo ele pegava no ombro de alguém , já era kkkkkk. Esse alguém virava guia e narrador do jogo pro cavaco kkkkk. E nesse jogo eu virei o guia e o narrador do jogo pra ele. Mesmo com o rádio ele ficava perguntando pra gente o que tinha acontecido ou estava acontecendo kkkkk. Ele era da hora. Pena que não sei por onde ele anda.

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo