Médico do Santos, o dr. Carlo Alba, marcou presença no Pauta Quente desta segunda-feira (17), no canal do Meu Peixão, e revelou que o atacante Marinho, que havia sofrido uma lesão grau 1 na coxa esquerda no clássico contra o Palmeiras, estava clinicamente apto a entrar em campo nesta terça-feira (18), às 19h15, contra o The Strongest, pela Libertadores. A decisão por não relacionar o jogador foi técnica.
“O Marinho do ponto de vista médico está bem. Eu cheguei a conversar com o atleta, mas ele não se sentiu bem ainda para jogar essa partida, achou melhor se condicionar, ganhar um pouco de confiança, ele conversou, inclusive, com o Diniz e essa foi uma decisão em conjunto entre a comissão técnica e o Marinho. Mas do ponto de vista médico, ele não tem mais nenhuma indicação para estar afastado”, explicou.
Questionado se a decisão foi técnica, Alba respondeu que a situação de Marinho foi passada pelo Departamento Médico ao técnico Fernando Diniz.
“Decisão técnica. Uma decisão plenamente técnica. Ele não se sentiu confiante e tem que respeitar o atleta. O Departamento Médico passou a situação para o Fernando Diniz e eles conversaram e ambos acharam melhor preservá-lo desse jogo”, ressaltou.
Carlo Alba ainda explicou que o estilo de jogo de Marinho exige muito do físico e, por conta disso, a decisão deve ser tomada pelo atleta, cabendo ao DM a reabilitação o quanto antes para disponibilizar o jogador ao elenco.
“A medicina esportiva tem por finalidade reabilitar o jogador o mais rápido possível, só que, em muitas vezes, o atleta não se sente confiante. O Marinho é um jogador que depende muito da explosão, da força, da potência e nós temos que respeitar a decisão do atleta de ainda não se sentir seguro. É uma decisão que o atleta tem que tomar, principalmente, e junto com a comissão técnica”, salientou.
Marinho está fora desde o dia 6 de maio, após sofrer uma lesão na coxa esquerda durante a derrota por 3 a 2 para o rival Palmeiras. O atacante ficou fora da vitória decisiva contra o São Bento pelo Campeonato Paulista e também da vitória contra o Boca Juniors pela Libertadores. Referência técnica do elenco, Marinho deve estar à disposição de Fernando Diniz para o jogo contra o Barcelona-EQU, na quarta-feira (26), às 21h, pela última rodada da fase de grupos da competição continental.
Confira abaixo o Pauta Quente na íntegra (a entrevista com o dr. Carlo Alba está a partir de 40 minutos):