Futebol

Brasileiro Feminino Sub-16: tudo o que você precisa saber sobre a estreia das Sereinhas no torneio

Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

As Sereinhas estreiam no Brasileiro Feminino Sub-16 contra o Vitória, neste sábado (26) às 10h30, em Sorocaba. Para a participação no torneio de base organizado pela CBF, a equipe santista terá novamente a parceria com o Projeto Meninas em Campo.

Nos últimos meses, além da saída do técnico Felipe Freitas do comando da base, muitas atletas deixaram o clube e foram para outras equipes, conforme noticiou o Meu Peixão.

Criado em 2016, o Meninas em Campo é fruto da iniciativa do Colégio Santa Cruz, com sede no Centro de São Paulo, em parceria com o Prodhe – USP (Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte), e tem entre os objetivos, oferecer espaço gratuito para a prática esportiva de meninas entre 9 e 17 anos.

O projeto ganhou visibilidade com a conquista da Copa Gatorade 5×5 no Mundial, em 2018. Na sequência, se juntou ao Santos para o desenvolvimento da parceria no trabalho de base, encerrando o primeiro ciclo em dezembro de 2020 e renovando para a temporada atual, sob a gestão de Adriana Tuono.

Responsável por treinar o time neste Brasileirão Sub-16,  Sandra Santos foi anunciada em abril pelo clube como nova comandante da base feminina do Peixe, no lugar do ex-técnico Felipe Freitas.

A treinadora falou sobre a reformulação da base, que contará com uma comissão técnica formada por funcionários do clubes e membros do projeto social.

“O Santos garante todo suporte na participação em campeonatos oficiais, equipe técnica, médica e trabalho de formação. A captação para a temporada foi feita por avaliações agendadas, depois de uma análise de vídeos e indicação de profissionais e atletas. O elenco Sub-16 conta com 25 jogadoras de diversas regiões, com idades entre 14 e 16 anos, sendo 23 inscritas e 18 selecionadas para o campeonato”, explicou Sandra.

Com passagens pelo São Paulo, Portuguesa, e Santos, onde foi preparadora física na comissão técnica de Emily Lima entre 2018 e 2019, além de experiência na Seleção Brasileira principal e de base, em funções como auxiliar técnica, a treinadora acredita que mesmo formada há pouco tempo, o time consiga fazer um bom campeonato, e avaliou o processo de remontagem da base santista.

“Eu vejo uma parte natural do processo de formação a renovação de elenco em diferentes temporadas. Também vejo de forma bem interessante esta renovação com foco nas categorias menores, o que traz um plano de ação para entregar atletas mais prontas e com a possibilidade de garantir vivências competitivas no decorrer da jornada,” disse a treinadora, com licença B da CBF.

Realizado desde 2019, o Brasileiro Feminino Sub-16 teve o São Paulo como primeiro campeão, após vencer o clássico contra o Santos na final por 1 a 0, em sua primeira edição.

Em 2020, as Sereinhas pararam nas semifinais, quando perderam a decisão nos pênaltis para o Internacional, equipe que se sagrou campeã, após bater o Minas Brasília por 2 a 0.

Na edição atual, o time de Vila Belmiro está  no grupo B ao lado de Minas Brasília, São José e Vitória. A competição ocorrerá entre os das 26 de junho e 04 de julho em Sorocaba, contará com 12 participantes, e terá transmissão ao vivo da CBFTV.

Em esquema de bolha sanitária, as atletas, comissões técnicas e organizadores do evento, passarão por testes de covid-19 ao longo do torneio.

 

Veja os grupos do Brasileirão Feminino Sub-16:

Grupo A: Internacional, Iranduba, Grêmio e Osasco Audax

Grupo B: Minas Brasília, Santos, São José e Vitória

Grupo C: São Paulo, Corinthians, Ferroviária e Kindermann

 

 

Tabela detalhada dos jogos das Sereinhas na primeira fase, veja:

 

26 de junho – Santos x Vitória, às 10h30, no CT Sorocaba 2

28 de junho – São José x Santos, às 08h30, no CT Sorocaba 1

30 de junho – Minas Brasília x Santos, às 15h00, no CT Sorocaba 1

 

Com Gi Fernandes, única atleta frequentemente relacionada no elenco do time principal, o Santos divulgou a relação completa das jogadoras que compõem a equipe Sub-16 do clube, confira:

 

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo