Futebol

Cinco momentos marcantes na trajetória do Tri da América

O Santos comemora 10 anos de uma das conquistas mais importantes de sua história centenária. Para chegar até o tri da América, a campanha não foi nada fácil.

Vamos relembrar cinco momentos marcantes para o torcedor santista durante a trajetória que levou o Peixe ao tricampeonato da Copa Libertadores da América.

“OLHA NO MEU OLHO”

Foto: Reprodução/YouTube/Santos TV

A campanha do Santos não começou nada boa na primeira fase. Depois de dois empates contra Deportivo Táchira-VEN, fora de casa, e Cerro Porteño-PAR, em plena Vila Belmiro, a missão era vencer o sempre perigoso Colo-Colo, no Chile. Mesmo após começar vencendo, o Peixe perdeu por 3×2 a partida, o que preocupou e revoltou o torcedor.

Alguns dos torcedores que estavam no estádio reclamaram e o goleiro Rafael, ainda um jovem de 20 anos na ocasião, foi conversar com a torcida e no meio saiu uma das frases mais marcantes da campanha do Tri: “Olha no meu olho, olha no meu olho, nós vamos classificar!”, afirmou Rafael. Dali em diante o Santos encaixou e rumou forte para a glória eterna.

JOGO DE VIDA OU MORTE

Foto: AP

Ainda na primeira fase, o Peixe se recuperou, venceu o Colo-Colo na Vila Belmiro e foi enfrentar o Cerro Porteño no Paraguai em uma partida que valia a sobrevivência na Libertadores. Para continuar sonhando com classificação era vencer ou vencer.

O time era comandado por Muricy Ramalho pela primeira vez na Libertadores e não pôde contar com Neymar, que tinha sido expulso contra o Colo-Colo e Elano que estava machucado. A preocupação era grande, mas o sentimento logo se transformou em alivio quando Danilo fez um golaço logo aos 12 minutos do primeiro tempo. Com certeza, um gol emblemático da campanha. A vitória veio por 2 a 1 e classificação encaminhada.

RAFAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEL

Foto: AP

Na fase de oitavas de final o adversário foi duro. O América, do México, que havia eliminado o Santos três anos antes, fez duas partidas duríssimas. Na ida, vitória com gol de Ganso, mas o que ficou na memória do santista foi a volta. No México, o Peixe foi pressionado, mas não sofreu gols e classificou-se para a próxima fase e, para isso, teve que contar com uma atuação de gala do goleiro Rafael. 

O arqueiro santista fez defesas espetaculares, salvou o time em, pelo menos, quatro chances de gols certos adversários. Detalhe: Rafael tinha apenas 20 anos na ocasião. Que jogo! Que atuação! Rafael sempre será lembrado pelo que fez na noite do dia 3 de Maio de 2011.

COMO É BOM TER NEYMAR

Foto: Santos FC

A fase de mata mata contou com uma inspiração diferenciada do jovem Neymar que tinha apenas 19 anos á época. Na fase de quartas de final e semifinal foram jogos que o craque fez total diferença. A partida de ida contra o Once Caldas-COL foi marcante. Neymar deu chapéu, caneta, uma assistência linda para o gol do Alan Patrick e praticamente trouxe na bagagem a passagem para a semifinal.

Já na semifinal contra o Cerro Porteño-PAR deu assistência para o gol de Edu Dracena no Pacaembu em São Paulo. No Paraguai fez o terceiro gol que selou a vaga do peixe para a grande final. Com certeza as atuações de Neymar jamais sairão da cabeça dos santistas.

O REI COMEMORANDO NO GRAMADO

Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress/VEJA

Se teve um momento emocionante durante a comemoração do título foi quando o Rei Pelé entrou no gramado do Pacaembu, pegou na mão de Muricy Ramalho e saíram juntos vibrando por todo o campo junto com a torcida. Poder ver o Rei que havia vencido em duas oportunidades esse mesmo título estar ali foi memorável.

Muricy que nunca havia vencido a Libertadores estava emocionado e ainda poder ter o maior nome da história do esporte mais popular do mundo o saudando foi algo que sempre será lembrado,

Um titulo que será eternamente lembrado e celebrado por todos os santistas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo