Colunas

Aparecem talentos e desaparece o dinheiro

Por Ricardo Santos

Hoje, estava passeando pelo twitter, quando encontrei um tweet que trazia um questionamento quanto a venda de jogadores do Santos neste século. Passei então a me perguntar quanto a soma de tais valores e resolvi botar a mão na massa para descobrir.

Montei, então, uma pequena tabela trazendo o nome do jogador, a data de sua venda, o valor (em euro, dólar, real, etc.) pelo qual este foi vendido, o valor em reais, com a cotação exata da data em que o jogador foi vendido, e o valor atualizado.

Explico a atualização dos valores: imaginar que um jogador de tamanho destaque como era Robinho, à época em que foi vendido ao Real Madrid, foi vendido por “apenas” 71 milhões de reais, causa um estranhamento. Isto se dá, porque o dinheiro tem seu valor modificado diariamente por diversos aspectos técnicos e chatos, como cotação das moedas estrangeiras, inflação, etc.

Não quero e nem vou entrar em detalhes com estas variações monetárias chatas, vou simplificar, apenas dizendo que os valores atualizados representam o que o dinheiro vale nos dias de hoje, através de uma atualização feita com o índice oficial do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Não para minha surpresa, após elaborar a pequena lista que contém nomes que vão de Alex e Renato a Rodrygo e Veríssimo, obtive valores gigantescos. O Santos, em seus últimos 17 anos, apenas em transações diretas, sem contar as porcentagens extras incluídas em contratos, ou a porcentagem que recebe da FIFA em transferências de atletas que passaram pela sua base, obteve um valor total, que seria o equivalente, hoje, a aproximadamente 1 bilhão e 200 milhões de reais!

Tal valor equivale a uma média de 71 milhões de reais por ano, apenas com transações diretas de jogadores, isto é, sem sequer considerar outras fontes de receita. Deixo então, um questionamento para vocês: como um clube que recebe tanto dinheiro através de uma de inúmeras fontes de renda, pode estar SEMPRE em crise financeira? Em Santos, aparentemente, não apenas aparecem grandes revelações do futebol mundial, como também, desaparece dinheiro.

Fiquem com a tabela!

Fontes: htttp://transfermarkt.com, http://www.acinh.com.br/servicos/cotacao-euro; https://www.tjsp.jus.br/Download/Tabelas/TabelaDebitosJudiciais.pdf

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo