No Santos desde 2018, quando chegou para atuar na base das Sereias, a atacante Amanda Gutierres se tornou um dos destaques do elenco santista nesta temporada.
Integrou o time principal em 2020, e tem se firmado na posição, mesmo com a concorrência de nomes importantes para o time.
“Me sinto muito privilegiada em poder disputar posição com as grandes atacantes que as Sereias têm, como Sole Jaimes, Ketlen, Cristiane e Byanca Brasil. Busco aprender bastante com cada uma delas”, falou a jogadora de 20 anos, campeã da Copa Paulista.
Amanda atuou em 14 das 15 partidas da primeira fase do Brasileiro, foi titular em 11 oportunidades. Teve a missão de substituir a atacante Cristiane, uma das suas referências na modalidade e fez um balanço sobre a participação santista na competição.
“Gostei muito da nossa equipe na primeira fase, teve muita entrega, desempenho e dedicação. Todo dia temos o que melhorar, buscamos isso no dia a dia. Treinadora nova, nova forma de pensar… Temos uma excelente equipe, com ótima qualidade, da goleira à comissão”, avaliou a atacante, autora de três dos 27 gols anotados pelo Santos no campeonato, além de participar diretamente da criação de outros gols, com cinco assistências.
Ao lado de Analuyza de 17 anos, Amanda está entre as atacantes mais jovens do elenco na temporada.
Passou por Embu das Artes, Foz Cataratas e tem convocações para as Seleções de base, onde já disputou a Copa do Mundo da categoria.
Natural de Santa Cruz de Monte Castelo no Paraná, a atleta que também atua como meia, começou a bater bola na sua cidade aos seis anos, onde jogava com meninos na rua.
Hoje, além de atuar com jogadoras que escrevem a história do futebol, Amanda tem a oportunidade de ser treinada por Tatiele Silveira, primeira técnica mulher a ser campeã do Brasileirão Feminino.
“Sempre admirei o trabalho dela por onde passou. Uma pessoa incrível, muito inteligente, aberta a tudo. Tenho certeza que vamos buscar coisas grandes com ela no comando”, disse.
Além de se preparar para o início do Campeonato Paulista no próximo dia 10 contra a Portuguesa, o time faz os últimos ajustes para enfrentar a Ferrovária nas quartas de final do Brasileiro.
Para o duelo contra o ex-clube de Tatiele, Amanda projeta um confronto difícil.
“A expectativa é a mesma de qualquer outra equipe, até porque, hoje não tem mais time inocente, sabemos que é uma equipe muito qualificada, e acredito que vai ser um grande jogo, estamos trabalhando para isso. Vamos jogar como o Santos, um time que quer buscar o título”, analisou a atacante.
Entre um treino e outro, Amanda aproveita para acompanhar os Jogos Olímpicos de Tóquio, e celebrou a inédita medalha de prata do skatista Kelvin Hoefler, torcedor declarado do Santos.
“Fiquei muito feliz por ele representar o Brasil e a nação santista, e trazer a medalha para casa. Foram muitos anos de trabalho para estar lá, é muito gratificante ver que todo o esforço não foi em vão”, celebrou.
Amanda também elogiou a Fadinha Rayssa Leal, que garantiu prata Olímpica no skate, se tornando referência mundial aos 13 anos de idade.
“Ela foi gigante! Mesmo com pouca idade, impressionou o mundo, inspirando mulheres, crianças, homens e meninos, que sonham em estar lá. Não deixou o medo tomar conta e foi incrível, parou o mundo com seu talento, humildade e alegria”, encerrou Amanda Gutierres.