Santista na Voz

OPINIÃO – Mais vale chegar nas cabeças dos campeonatos do que vender todo mundo e passar sufoco, inclusive financeiramente

Será mesmo que vale a pena abrir mão de disputar títulos para vender jogadores por valores baixos em busca de solucionar os problemas financeiros do clube?

Pelo que estamos vendo até aqui, a escolha feita pela atual gestão do Santos futebol clube foi a de fazer o famoso e dolorido corte na carne. Eu até acredito que para colher os frutos futuramente, é preciso fazer alguns sacrifícios. Não é nada fácil tentar solucionar problemas que já estão enraizados no clube, porém, a pergunta é: Só existe essa única maneira de resolver?

O Santos terminou o campeonato paulista na 13° colocação no campeonato paulista de 2021 e, com isso, faturou apenas 91 mil reais. Se o peixe chegasse ao título, conseguiria arrecadar 3,1 milhões de reais. Além da questão financeira, para um clube grande como o Santos é, terminar o campeonato estadual perto da zona de rebaixamento é ruim para a imagem. Patrocinadores que possam se interessar em buscar uma parceria leva em consideração tudo o que pode.

Agora me diz você, caro leitor, em qual equipe você gostaria de vincular sua marca, na equipe que briga por campeonatos e está sempre aparecendo na televisão nos grandes jogos ou no time que briga para não ser rebaixado no campeonato estadual? Será que vale a pena mesmo abrir mão disso?

Na copa do Brasil, onde o alvinegro foi recentemente eliminado, a equipe faturou 7,85 milhões de reais. Se tivesse passado pelo furacão, somando o que já havia recebido, o Santos arrecadaria 15,15 milhões de reais. Esse valor é praticamente igual ao que o peixe recebeu pela venda de Diego Pituca. Não seria mais interessante manter o volante na baixada e buscar receber esse valor chegando forte na competição nacional?

O zagueiro Luan Peres, vendido para que o Santos conseguisse entrar em acordo para sanar a dívida com a Doyen, rendeu ao alvinegro aproximadamente 28 milhões de reais. Só por disputar a Libertadores, o Santos recebeu 23 milhões, mas foi eliminado ainda na fase de grupos. Na temporada passada, onde chegou na final, o Santos arrecadou 61 milhões de reais. Na atual temporada, se conseguisse chegar, pelo menos, até a fase de quartas de final, pelo menos 40 milhões de reais seria desembolsados nas contas alvinegras.

O Santos teve somente um jogo transmitido em um canal de televisão aberta na libertadores de 2021. Certamente, se fosse avançando, esse número aumentaria, o que poderia trazer, por exemplo, patrocinadores pontuais em algumas ocasiões. Na minha maneira de enxergar, seria mais lucrativo segurar alguns dos jogadores vendidos e tentar realizar boas campanhas nas competições do que vende-los por valores considerados baixos pelo que vemos atualmente no mercado, e deixar de ser protagonista nos campeonatos.

Não, eu não estou dizendo que é preciso segurar todos os jogadores, mesmo que eles queiram ir embora. O ponto no qual me apego e que gostaria que todos nós refletíssemos é: As vendas precisam ser pontuais, planejadas e que os valores possam valer a pena. Além disso, é preciso entender que existem outras fontes de arrecadações fora as transações de atletas.

Mais vale estar sempre chegando nas cabeças e vendendo pontualmente do que não brigar por nada e vender a rodo por valores não compatíveis com que o mercado hoje permite negociar. É claro que você pode pensar que escrever aqui é fácil, mas estar lá segurando o rojão é outra coisa. Sim, concordo com isso, mas precisamos ajudar com ideias e análises. Nem toda ideia é boa e nem toda análise serve, mas é melhor tê-las e refletirmos nelas, mesmo que não concordemos, do que não termos outras visões para pensarmos.


                                                                        ** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Peixão

4 Comments

Comentário(s)

  1. luiz martins

    21 de setembro de 2021 at 18:59

    Esse “notáveis” destruíram o time do Santos. O Santos vive de futebol , e matando o futebol , o Santos ACABA!!!!!!!!

  2. luiz martins

    21 de setembro de 2021 at 18:57

    PERFEITO!!!!!!!!!!

  3. Izaias

    21 de setembro de 2021 at 18:32

    Acontece que,, se não pagar os salários dos jogadores, se estiver bloqueado na FIFA para contratar, vai cair do mesmo jeito. Deixa os homens arrumarem a casa! Que desespero!

  4. Alexandro de Oliveira Agripino

    21 de setembro de 2021 at 13:36

    Por amor ao Santos: #SejaSócioRei

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo