O Santos e a construtora WTorre se reuniram na última segunda-feira (18), para tratarem de assuntos sobre a possível construção da nova Arena na Vila Belmiro. O principal motivo do encontro foi para que houvesse uma definição quanto ao que poderia ser mudado no projeto inicial e, com isso, o valor da obra chegasse ao que a WTorre pretende investir.
“Em que fase estamos? Dia 18 (segunda-feira), vai ter uma reunião muito importante com eles (WTorre). Nessa reunião vamos dizer o seguinte: Está aqui o orçamento com a nova geração de preços. Vai ficar “tanto” o estádio. Era 10 e agora vai ficar 20, o que a gente pode fazer? A gente vai fazer um encontro de contas. Por exemplo, lá no último andar está previsto ter uma área de bicicleta, que é uma laje a mais. Com isso, a gente consegue falar, se a gente tirar essa laje aqui, baixa de novo para os 10, vai para os 15 ou 12? Esse é o “pé” que está a situação, se não já estava assinado”, explicou o presidente sobre a pauta da reunião.
Após o encontro, ficaram definidos alguns pontos importantes par que o projeto siga adiante:
ASSINATURA DO MOU (MEMORANDO DE ENTENDIMENTO)
O Memorando de Entendimento é um documento usado por empreendedores para alinhar as bases negociais, expectativas e linhas de ação entre duas ou mais partes. O memorando é um acordo de troca de informações e de cooperação mútua entre as partes, com o alinhamento de tudo que foi discutido e acordado, bem como a previsão de soluções para hipóteses.
Ao firmar um memorando, as partes estão dizendo claramente uma a outra: “Esses são os detalhes do entendimento que tivemos sobre determinado assunto ou projeto e nos comprometemos a segui-lo.” Ou seja, o Santos assinará um documento onde vai constar todas as novas bases do acordo com a WTorre. Essas bases são os novos valores, as novas ideias e responsabilidades do projeto.
Esse documento se torna uma peça estratégica, pois pode gerar entre as partes um entendimento com os direitos e obrigações de cada parte envolvida no negócio.
PROJETO ARQUITETÔNICO A CARGO DO SANTOS
A principal definição da reunião foi a de que o Santos ficará responsável por todo projeto arquitetônico da arena. O fato de que o Santos fará o projeto arquitetônico dá ao clube uma facilidade enquanto a execução da obra, isso porque a aprovação do projeto não vai ser necessária, já que os responsáveis pelo Santos estarão diariamente acompanhando cada passo do projeto. Além disso, um projeto do Santos faz com que o clube coloque aquilo que a torcida gostaria de ver, em prática.
PRÓXIMOS PASSOS DO PROJETO
Agora, o Santos vai assinar o MOU (memorando de entendimento) para que seja dada continuidade ao projeto. Após assinatura do memorando, o clube fará uma reunião com os arquitetos e, nessa reunião, vai ser falado sobre os valores da obra. Além do aumento dos insumos como aço e cimento, houve, também, um aumento significativo dos juros. Como essa é uma operação que envolve juros a longo prazo, pode haver um impacto grande no futuro.
A ideia tanto do Santos, quanto da WTorre é resolver os detalhes de forma mais rápida possível para que a oficialização aconteça. O clube tem, também, uma reunião marcada para o próximo dia 8 de novembro com a prefeitura de Santos para que seja avançado as questões burocráticas quanto ao município. Se tudo caminhar bem, como os responsáveis de ambas as partes imaginam, a assinatura poderá ocorrer ainda em 2021.
Angelo Saturnino filho
1 de dezembro de 2021 at 12:10
Acho que está demorando muito todos times que tem uma arena multiuso aumentaram muito o faturamento