Há 19 anos atrás, no dia 15 de Dezembro de 2002, o Santos Futebol Clube conquistava seu sétimo título do Campeonato Brasileiro em uma final histórica contra o Corinthians no estádio do Morumbi. A vitória por 3 a 2 revelou Robinho e Diego para o mundo, além de tirar o clube de uma fila que já durava 18 anos.
Em suas redes sociais o Santos relembrou quão importante foi a vitória contra o rival e, principalmente, para a torcida que na época estava sedenta por conquistar um título.
Um clássico, uma final, uma vitória grandiosa. As páginas da história do futebol foram preenchidas de um modo único e o coração Santista foi aquecido de um jeito inesquecível. Há 19 anos, o Santos era Campeão do histórico Brasileirão 2002. #OnThisDay 🏆🤍🖤 pic.twitter.com/5SSUX297Ez
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) December 15, 2021
No ano de 2002, o time do Santos não teve investimentos e era, inclusive, apontado como uma das equipes que brigaria contra o rebaixamento. O formato do Campeonato Brasileiro em questão era em pontos corridos com oito equipes se classificando para a fase de mata-mata. O Peixe conseguiu a última vaga, ficando em oitavo e tendo que enfrentar o São Paulo na fase de quartas de final. O tricolor paulista havia sido a equipe de melhor campanha.
Depois de passar pelo São Paulo, os comandados de Emerson Leão eliminaram o Grêmio na semifinal e encarou o badalado Corinthians na final. Naquele ano, o Corinthians havia conquistado a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista, buscando a tríplice coroa. Na partida de ida, com gols de Alberto e Renato, o Peixe venceu por 2 a 0 e levou a vantagem do empate para a volta.
A partida realizada no dia 15 de Dezembro de 2002 foi emocionante e vencida pelo Santos por 3 a 2. Fabio Costa brilhou defendendo bolas importantes; Robinho chamou a responsabilidade e conduziu a equipe; o técnico Leão foi expulso e o Morumbi com mais de 70 mil pessoas viram Robinho, Elano e Léo (autores dos gols) levarem o choro de emoção e o sorriso ao rosto de todos os santistas.