Se estivesse vivo, o treinador que mais levantou troféus na história do Santos completaria 100 anos neste dia 22 de Fevereiro de 2022. Estou falando de Luís Alonso Peres, o famoso Lula. Teinador que teve a responsabilidade de comandar, talvez, o maior time que já pisou em um gramado de futebol em termos de clubes.
O jornalista e escritor, especialista na história do Alvinegro, Fernando Campos Ribeiro, teve a ótima ideia de escrever um livro contando mais sobre a história desse grande gênio que, por muitas vezes acaba sendo esquecido. a ideia veio logo após o témino de outro excelente livro que foi o da Biografia do Coringa da Vila, Lima. Fernando explicou como surgiu, de fato a ideia.
“Na reta final da biografia do Lima (livro sobre o Coringa da Vila), que eu escrevi, ficou muito claro para mim, nas entrevistas que fizemos com o Lima, nas pesquisas que fizemos em jornais, em entrevistas com outras pessoas, a importância do Lula para aquele time do Santos. Eu queria conhecer mais, Isso me trouxe uma necessidade de conhecer quem foi o Lula. Porque assim como outras pessoas, eu também tinha pouco conhecimento. Então a ideia era conhecer quem foi o Lula. Da onde veio, para onde foi, qual foi a tragetória dele. Então esse foi o principal motivador, começar a pesquisar a vida do Lula”, disse Fernando.
O time do Santos do final da década de 1950 até o começo da década de 1970 é o maior esquadrão da história centenária do Peixe. Sempre que esse time é citado ou homenageado, o comandante acaba sendo deixado de lado e quase nunca é citado nas histórias. Para o autor do livro, o fator treinar o time que tinha Pelé acabou sendo um “problema” (no sentido carinhoso da palavra) para o reconhecimento do que Lula fez para o Santos.
“Ficou essa questão de que quem tinha o Pelé ganhava, independente de ter um bom trabalho ou não. As pessoas passou a posteridade que aquele time do Santos jogava sozinho. Que o time se escalava e isso não é verdade. Quando você vai fazer essas buscas, o Lula teve participações fundamentais nos principais titulos do Santos. Em 1955, Pré-Pele, ele foi fundamental. Em 1962 vencer o Benfica no estádio da Luz da forma que foi, teve participação fundamental do Lula. Em 1963 contra o Milan, teve participação fundmental. Lula foi um dos principais responsáveis pela montagem daquele elenco, pela manutenção do elenco e do rendimento e também por eles virarem todos muito amigos e ele não é lembrado. Quando se fala do Santos, todo mundo lembra de Coutinho, Pelé e Pepe, mas quem colocou eles para jogar?”, explicou Fernando.
“O Lula teve coragem de colocar o Pelé como titular quando ele tinha o Alvaro e o Vasconcelos. O Vasconcelos se machucou, mas quando ele voltou a jogar, o Lula deixou ele de lado porque o Pelé estava melhor e o Vasconcelos tinha muito mais nome. O Coutinho começou a jogar no lugar do Pagão que era o centroavante mais famoso do futebol braileiro daquela época, um craque de bola. O Pepe começou a jogar no lugar do Tite em 1955 que foi para a direita porque era muito bom e não podia sair do time, mas o Lula arrumou um lugar para o Pepe que estava pedindo passagem”, completou.
O livro retrata, por exemplo, sobre as grandes negociações que Lula realizou sendo o técnico do Santos e que muitas delas teve até desconfiança de muitos torcedores e por parte da imprensa, como por exemplo o goleiro Gilmar dos Santos Neves e a chegada do zagueiro Mauro por um valor alto na época. Foram transações que chegaram por intermédio de Lula que deram certo e, por muitas das vezes, não são lembradas.
“Lula: o campeão esquecido”, é uma obra que pretende dar ao maior treinador que o Santos já teve, seu lugar de prestígio. Lula não só venceu, mas convenceu fazendo com que aquele famoso Santos fosse reconhecido em todo o mundo. Fernando também falou sobre o alcance que pretende atingir com o livro.
“Meu objetivo é contar histórias. E eu ficaria muito feliz se a torcida do Santos, se as novas gerações de santistas, de jornalistas e de amantes do futebol pudessem olhar para o trabalho do Lula e o valorizar como profissional fora de série que ele foi. Eu tomei o cuidado de entrevistar jornalistas da nova geração para saber o que eles conhecem do Lula”, disse Fernando.
O livro é tão revelador, que Fernando encontrou fotos e registros que até mesmo a familia do Lula não tinha o conhecimento que existiam. A obra conta a história do treinador desde seu inicio no futebol de várzea em Santos até o final emocionante e delicado de sua vida. Com certeza o agora centenário treinador santista foi muito bem homenageado na obra que você já consegue adquirir.
Você encontra ol ivro atráves do Link abaixo:
https://clubecorner.com.br/produto/pre-venda-lula-o-campeao-esquecido/
O valor é de R$ 59,90. “Lula: O campeão esquecido” é uma obra que promete mostrar muito sobre um ídolo de um grande clube que por anos ficou esquecido, mas que agora será eternamente lembrado.