Opinião

OPINIÃO – Pressão exagerada em Edina Alves não ajuda em nada a arbitragem brasileira

Foto: Marcos Ribolli

Santos e Corinthians se enfrentam na tarde do próximo domingo (26), às 16 horas no estádio da Vila Belmiro em jogo válido pelo Paulistão. O jogo é encarado como uma grande decisão para o Peixe que precisa vencer o rival para continuar lutando por uma classificação para a próxima fase do campeonato estadual. Porém, a partida contará com um fator que vem causando grande polêmica entre os santistas: A escolha da árbitra do jogo, Edina Alves.

No ano passado Edina teve uma atuação ruim em um clássico entre Santos e São Paulo na Vila Belmiro. Na ocasião a prórpria Federação Paulista de Futebol confessou que houveram erros da árbitra. Já em 2023, Edina Alves apitou o empate santista contra o Àgua Santa na Vila Belmiro. Houveram algumas reclamações santistas e, ao saber que Edina foi escalada para conduzir o clássico, a revolta santista começou.

Além de torcedores reclamando da escolha de Edina para apitar o clássico, o Santos, com uma nota oficial assinada pelo Presidente Andres Rueda, (LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA) mostrou preocupação e jogou uma pressão gigante na árbitra. Com isso, a pergunta que fica é: Em que o Santos ajuda a arbitragem brasileira emitindo uma nota dessas?

A briga não só do Santos, mas de todos os clubes brasileiros não deve ser contra uma árbitra ou um árbitro e sim com quem comanda o esporte no Brasil para que a arbitragem seja profissionalizada. A profissionalização pode melhorar muito a qualidade da arbitragem brasileira e fazer com que erros graves tenham seus números diminuidos.

Pressionar uma pessoa por conta de erros cometidos em uma partida só prejudica ao invés de ajudar. Todos os profissionais comentem erros e muitas das vezes mais graves do que deixar de marcar uma penalidade máxima e nem por isso existem perseguições contra essas pessoas. Por que com a arbitragem tem que ser assim? Por que ao invés de ajudar a mudar de modo geral, os clubes só pensam em si? Então se um arbitro não errar contra o meu time, mas errar contra o adversário está tudo bem? Não seria bem melhor que não houvessem erros de maneira geral?

Todos nós precisamos rever muitas coisas em relação a arbitragem no Brasil. Nós, como imprensa, também precisamos parar de criticar árbitros especificos e começar a cobrar de quem comanda o futebol uma melhor qualificação para os arbitros, os tornando, de fato, profissionais. Sem pressões pessoais e com mais cobrança por melhorias, teremos uma arbitragem com menores erros no Brasil.

 

                                                     **Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Peixão

1 Comment

1 Comment

  1. David_in_Philly

    26 de fevereiro de 2023 at 10:48

    Se você me permite, vou discordar.
    Esta mulher prejudicou o Santos como apitadora e no VAR.
    O último jogo dela apitando contra o Santos, foi melhor, mas decidiu não dar uma falta clamorosa no final.
    Ví vários juizes prejudicando o Santos, mas no caso dela, a consistência é impressionante

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo