O atacante Marcos Leonardo voltou a marcar gols na temporada e voltou a ser um dos protagonistas do Santos em 2023. O camisa 9 viveu, entre os meses de janeiro e fevereiro, seu maior jejum de jogos sem marcar desde que se tornou titular, chegando a marca de oito partidas sem balançar as redes.
Seu primeiro gol havia sido na estreia do Paulistão, em 14 de janeiro, quando, de pênalti, marcou contra o Mirassol. Após essa partida, o Menino da Vila passou em branco contra Guarani, São Bernardo, Água Santa, Ferroviária, Palmeiras, São Bento, São Paulo e Santo André, voltando a balançar as redes apenas contra a Portuguesa, no dia 19 de fevereiro, onde marcou dois gols.
Nos quatro jogos seguintes a partida da Lusa, Marcos marcou três gols, sendo dois deles na partida dessa última quinta-feira (9), contra o Iguatu-CE, pela segunda fase da Copa do Brasil. O outro tento foi marcado no clássico contra o Corinthians, clube em que o jogador tem maior número de gols na carreira, com cinco gols em oito jogos.
Com a volta da boa fase, o camisa 9 também se tornou o principal goleador sub-20, entre os clubes da série A, com seis gols marcados, além de ter dado duas assistências, em 12 jogos disputados neste ano.