O Santos contratou o zagueiro Joaquim de 24 anos em fevereiro deste ano. O jogador havia se destacado defendendo o Cuiabá na temporada de 2022 e chegou para ser solução da defesa do time que necessitava de reforços na posição.
Logo quando chegou, Joaquim teve uma sequência de quatro partidas consecutivas. Ainda em adaptação, o jogador estava começando a se entrosar com o elenco quando, na última rodada da primeira fase do Paulistão, no dia 5 de março, acabou lesionando o ligamento do tornozelo, o que o deixou fora de algumas partidas.
Há um mês, Joaquim retornou, ficou no banco de reservas em alguns jogos, mas voltou a ter oportunidade de jogar, principalmente depois de Eduardo Bauermann ser afastado por conta da história envolvendo a Operação Penalidade Máxima. Desde que retornou aos gramados, Joaquim vem sendo um dos grandes destaques do time.
O zagueiro de 24 anos, desde que retornou, foi o jogador dentre todos os atletas do Santos que mais acertou passes verticais, mais teve ações defensivas e o que mais ganhou duelos aéreos. Ao lado de Messias, Joaquim ajudou o time do Peixe a não sofrer gols nos últimos três jogos.
Atualmente é indiscutível que Joaquim se tornou titular absoluto da zaga santista ao lado de Messias. O jogador está confirmado para o clássico contra o Palmeiras amanhã (20), às 21 horas, na Vila Belmiro em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão.