O meia Lucas Lima foi contratado no início de 2023, sob muita desconfiança da torcida por seu antigo passado atuando no rival Palmeiras. O camisa 23, que já teve uma passagem pelo Peixe entre 2014 e 2017, deixou a Vila Belmiro, sem custos, para assinar com o rival da capital, e ainda teve episódios polêmicos, envolvendo provocações.
Em 2021, o Santos chegou a negociar com o Palmeiras pelo empréstimo de Lucas, mas após repercussão negativa da torcida, recuou nas negociações e o meia assinou com o Fortaleza, o que foi diferente neste ano.
Com problemas no setor de criação do meio campo, e com a falta de grandes investimentos no futebol, o Peixe viu uma oportunidade em Lucas Lima, que estava sem clube após seu vínculo com o Verdão ter se encerrado. No início de fevereiro, assinou com o meia-armador um vínculo de produtividade, até o fim de maio, quando terminava o Paulistão.
Em seus primeiros jogos com a camisa santista, deu três assistências, e convenceu a diretoria a renovar seu contrato, que agora se encerra no fim de 2025. Desde que retornou ao Santos, entrou em campo em 31 jogos, marcou dois gols e deu 9 assistências, se isolando como o maior “garçom” da equipe santista, muito acima de seus companheiros. Lucas Lima também se tornou o segundo maior passador do Peixe no século XXI, chegando a 64 assistências, ultrapassando Robinho, com 61, e ficando atrás apenas de Neymar, que deu 66 passes para gols.
Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o camisa 23 está entre o top-3 atletas que mais deram passes para gols, além de já ter dado quatro assistências, tendo assim, se igualado a seu segundo melhor desempenho individual na competição, como em 2016, pelo próprio Santos, e em 2019, pelo Palmeiras. Em 2014, 2015 e 2017, teve suas melhores marcas, chegando a seis assistências em ambos os anos.