e-Sports

eFootball 2024: não reinventa a roda, mas faz o “arroz com feijão”

Imagem: KONAMI

Nos últimos anos, a franquia da Pro Evolution Soccer (PES) vinha tendo quedas em suas vendas e recebendo diversas críticas dos fãs pela falta de inovação, enquanto FIFA, da EA Sports, tomava mais e mais fatias do mercado a cada novo lançamento.

Em 2019, a Konami decidiu inovar, renomeando o título para eFootball PES 2020, seguido de eFootball PES 2021 – Season Update no ano seguinte, o último título a ostentar o nome PES.

Muitas promessas foram feitas para o lançamento do eFootball 2022, com fãs esperando que o simulador de futebol da Konami voltaria aos seus dias de glória. Contudo, o que os amantes de games receberam foi um jogo muito inferior aos últimos lançamentos da linha PES, recheado de bugs e falhas. Por pouco a franquia da empresa japonesa não foi de vez para o limbo.

Com o lançamento do eFootball 2023, no ano passado, houve certa melhoria na jogabilidade e nos gráficos, mas ainda distante do auge no PES, e que dirá dos últimos FIFA.

Porém, na última quinta-feira (7), os fãs de videogames e amantes do futebol em todo o mundo receberam a nova atualização do game da Konami, eFootball 2024.

eFootball 2024 não reinventa a roda, mas demonstra que a Konami ouviu o feedback da comunidade, corrigindo e aprimorando diversos pontos do game anterior.

Neymar Jr. (versão Copa do Mundo de 2014) em ação no eFootball 2024. (Imagem: Meu Peixão / @SergioDouglas94)

Algumas das principais críticas dos gamers eram a jogabilidade robótica, dificuldade em acertas passes, demora nas finalizações, goleiros cometendo falhas horrendas, dificuldade para dar dribles básicos e o comportamento “burro” do setor defensivo. A Konami se atentou a todos esses pontos, demonstrando melhorias no jogo.

Todavia, lembre-se, não encare eFootball 2024 como um novo jogo, mas apenas uma atualização com correções, que na prática é o que ele é.

O estilo dos menus do jogo não mudaram, mas as novas cores caíram muito bem. (Imagem: Meu Peixão / @SergioDouglas94)

Em determinados momentos do eFootball 2023, tive vontade de desligar o videogame, principalmente quanto os goleiros “batiam roupa”, os atacantes erravam finalizações inexplicáveis na frente da baliza ou mesmo os atletas erravam passes de poucos metros, tornando o jogo um “bate e rebate”. Ao jogar a nova atualização do jogo, senti melhorias em todos esses fatores, tornando-o mais agradável e divertido.

Na parte gráfica, também não houve revolução, mas, ao menos no PlayStation 5, o game se mostra um pouco mais bonito do que a versão do ano passado, principalmente na questão de iluminação. As texturas do gramado também tiveram uma melhoria visível, sendo uma das mais bonitas dos games de futebol da Konami.

Acerca das ligas disponíveis no jogo, eFootball 2024 conta com diversas ligas genéricas, sem as licenças oficiais, como é o caso da Premier League e a La Liga, que pertencem à EA Sports. De igual modo, diversas equipes são genéricas; no Brasileirão, Flamengo, Vasco da Gama, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Internacional são equipes genéricas.

No que diz respeito aos elencos do Campeonato Brasileiro, os mesmos estão extremamente desatualizados. Citando o Santos como exemplo, o plantel ainda conta com Maicon, Ivonei, Lucas Barbosa e Vinícius Balieiro, todos já transferidos nos últimos meses. Todavia, como ocorreu nos últimos anos, a Konami deve lançar uma atualização nos próximos meses.

Apesar de não constarem do plantel santista, diversos atletas podem ser encontrados na base de dados, vide Tomás Rincón, Yeferson Soteldo e Jean Lucas. (Imagem: Meu Peixão / @SergiDouglas94

Dentre os modos de jogo, não houve novidades em relação à versão anterior, sendo que o tão prometido “Modo Carreira” ainda não chegou.

Acerca das partidas online, notei uma boa melhoria nos servidores, sendo que era comum se deparar com pings e travamentos durante algumas partidas na versão 2023.

E, no que se refere ao estádio do Peixe, a Vila Belmiro, a recriação da Konami, como sempre, é um show à parte, sendo uma recriação quase que perfeita.

 

Conclusão

Este que vos escreve sempre foi um fã ávido da franquia FIFA, jogando todos os games desde a versão 2004. Contudo, acompanhei também o crescimento da franquia Winning Eleven, depois renomeada para PES, em especial pelas modificações que a versão de PlayStation 2 possuía e com a chegada das licenças oficiais na geração PS3/360.

Todavia, nos últimos anos, como muitos jogadores, fui me afastando aos poucos da franquia FIFA, seja pelo Ultimate Team ser um “cassino virtual”, pela ausência de atletas reais nas equipes brasileiras, falta de novidades massivas no Modo Carreira ou mesmo pelo tão famigerado handicap, que a produtora tanto nega.

Com um pouco de esforço você montará boas equipes no game, recheada de estrelas do presente e do passado. (Imagem: Meu Peixão / @SergiDouglas94)

eFootball 2024 ainda não é um jogo que bate de frente com FIFA e o futuro EA FC, aliás, está muito longe disso. Mas, para um jogo gratuito, eFootball 2024 alcança o que se propõe: divertir o jogador.

Com algumas partidas no online, você notará que vencerá ou perderá por mérito seu, sem interferência da CPU. As melhorias de jogabilidade da nova versão deram uma boa aprimorada ao game, de maneira que raramente você sentirá vontade de fechar o jogo porque a CPU “te roubou”.

Enfim, eFootball 2024 da Konami é uma lufada de ar fresco no mundo dos jogos de futebol virtual. Pensei muito se deveria dizer isso, mas eFootball 2024 em muitos momentos me lembrou a diversão que tinha jogando os games de futebol da Konami no PlayStation 2, há quase 20 anos. Com melhorias na parte gráfica e na jogabilidade, este jogo promete ser uma experiência divertida para os fãs de futebol e videogame.

Saudades daquele atacante com moicano, vestindo a camisa 11 do Santos, com a Vila Belmiro lotada? No eFootball 2024 você pode matar a saudade. (Imagem: Meu Peixão / @SergiDouglas94)

O jogo está disponível nas plataformas mobile, PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Topo