Futebol

Capitão e destaque do Santos, Tomás Rincón fala sobre proteção a Soteldo e exalta história de Zito “Referência e General”

O volante venezuelano Tomás Rincón foi, sem dúvidas, um dos grandes destaques do Peixe na vitória Alvinegra contra o Vasco, no último domingo (1), na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além do gol e da assistência, o venezuelano também chamou a atenção pela imposição no meio de campo e, principalmente, pela liderança sobre os companheiros.

Rincón tem, por natureza, o estilo do famoso primeiro volante “General”. Ao utilizar a faixa de capitão da equipe, de forma inevitável, o torcedor santista lembra de José Ely Miranda, o Zito. Ídolo eterno, ele foi o general da maior equipe da história do futebol, conquistando todos os títulos possíveis com Pelé e cia. no Alvinegro Praiano, além de duas Copas do Mundo com o Brasil, em 1958 e 1962.

Em homenagem ao Deus da Raça Santista, que nos deixou em junho de 2015, o Peixe eternizou Zito com uma estátua na frente da Vila Belmiro e também colocou a letra Z na braçadeira de capitão. No último domingo, porém, a faixa não levou a inicial do ídolo por conta de uma ação da CBF. Tomás Rincón percebeu a ausência antes de entrar em campo e fez questão de exaltar a história de José Ely Miranda.

“A primeira coisa que perguntei domingo passado quando recebi a faixa no vestiário foi o motivo de não ter o Z do Zito escrito nela, por toda a história que tem por trás dela. Antes mesmo de chegar no Santos FC eu já tinha escutado bastante sobre história do Zito aqui e na Seleção Brasileira. Na época do Pelé ele era uma referência e um general dentro de campo. Nos primeiros dias que estive aqui eu conheci a Vila e olhei para a estátua dele bem na frente, já tendo a noção da referência e da pessoa histórica que ele foi para esse clube tão grande. Então é uma honra e um orgulho enorme para mim usar essa braçadeira de capitão”, exaltou o venezuelano. 

Além de ter entrado no revezamento de capitães do Santos FC, Rincón também é o comandante da Seleção da Venezuela, onde atua com Soteldo. E nos últimos jogos (contra Bahia e Vasco, respectivamente) o volante protagonizou dois momentos onde ‘protegeu’ o conterrâneo contra os rivais. Fundamental na recuperação do camisa 10, Rincón rasgou elogios ao atacante.

“Eu conheço bem o Yeferson (Soteldo) há muito tempo e estou tentando ajudar ele a ter uma grande continuidade de rendimento, pois sei de sua qualidade. Ele é um craque quando está bem e a equipe necessita muito dele. Então busco ajudá-lo e protegê-lo dentro de campo para que ele possa pensar apenas em jogar futebol”, disse o volante santista.

Tomás Rincón vai a campo e deverá ser novamente o capitão da equipe no clássico contra o Palmeiras que será realizado no domingo (8), às 16h, na Arena Barueri, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo