Futebol

CONTRA O PALMEIRAS, TEREMOS 200 VEZES JOÃO PAULO

Um dos líderes do atual elenco, o goleiro João Paulo no jogo deste domingo contra o Palmeiras na Arena Barueri, chega a marca de 200 jogos com a camisa do Santos. Como profissional, o goleiro estreou no amistoso comemorativo do centenário da Vila Belmiro em 2016, com direito a defesa de pênalti durante a partida.

Os goleiros que mais vestiram a camisa santista são: Manga (401), Fábio Costa (345), Laércio (337), Gylmar (331), Marolla (282), Vanderlei (258), Rodolfo Rodriguez (255), Cejas (252), Sérgio Guedes (241) e Cláudio Mauriz (232). Com a marca, João Paulo chega à 11ª colocação entre os goleiros.

A postura firme, grandes atuações e o amor declarado ao Santos, fez em pouco tempo, o torcedor criar um carinho especial pelo goleiro. João Paulo passou a ser titular apenas em 2020 na meta santista. O então titular Vladimir, em uma partida contra o Atlético/MG se lesionou e João Paulo entrou em jogo, com uma boa atuação. Na temporada, o goleiro só perdeu a titularidade quando teve Covid-19, sendo substituído por John.

Curiosamente, John também perdeu a titularidade para João Paulo, também por contrair Covid-19, no início de 2021. João Paulo retornou à meta santista, mas por decisão do técnico Cuca, revesou atuações com John na reta final da Libertadores. O goleiro foi decisivo nas semifinais contra o Boca Juniors, mas ficou de fora da final, contra o Palmeiras.

A temporada de 2021, John iniciou como titular, mas uma lesão trouxe novamente João Paulo à titularidade do Santos. Em fevereiro, o goleiro alcançou a marca dos 100 jogos com a camisa do Santos, e foi homenageado pelo clube, entregue pelo então executivo de futebol, Edu Dracena. Desde então, o goleiro se destacou com boas atuações e foi importante para manter o time na primeira divisão no Campeonato Brasileiro. Já em 2022, o goleiro foi titular durante toda a temporada e um dos líderems em campo. O destaque entre os jogadores lhe rendeu mais um ‘prêmio’, a braçadeira de capitão.

Em fevereiro de 2021, João Paulo recebeu de Edu Dracena, uma homenagem pelos 100 jogos no Santos. (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

O destaque na meta santista, despertou o interesse de diversos clubes no Brasil, como Flamengo, Palmeiras, Grêmio e São Paulo, da Europa, como Benfica, Ajax, Feyenoord e Porto e também do Oriente Médio. No entanto, o goleiro sempre destacou seu total interesse em permanecer no Santos, onde tem contrato até dezembro de 2027.

Em 2023, o goleiro esteve em campo em praticamente todos os jogos da temporada. Apenas em 4 partidas, duas pelo Brasileiro, 1 pela Sul-Americana e 1 pelo Paulista, Vladimir foi titular.

No entanto, contra o Vasco, o goleiro João Paulo passou a braçadeira de capitão ao volante venezuelano Tomás Rincón. Mesmo sem a braçadeira de capitão, o goleiro seguiu como liderança em campo, mesmo com jogadores com mais tempo de carreira e experiência profissional.

GOLEIRO ARTILHEIRO?

Durante os treinos do dia 13 de junho de 2023, o goleiro João Paulo se aventurou no ataque e fez um belo gol de bicicleta no CT Rei Pelé. Após o treino, o goleiro em tom de brincadeira, afirmou que o lance. “É normal, esse lance aí, eu estou acostumado!”

1 Comment

1 Comment

  1. Wagner Custodio

    8 de outubro de 2023 at 14:20

    200 vezes e 180 o santos roubado pela arbitragem paulieta,sempre pela juizado da Federação paulista

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo