Após o vexame da goleada por 7 a 1, o Santos retorna à Vila Belmiro e tem que juntar os cacos, para se safar do rebaixamento. O time enfrenta na próxima rodada o Coritiba, com a necessidade imediata de vitória. Com a derrota, o Santos caiu para a 18ª colocação, permanecendo com 30 pontos.
Fora de campo, os problemas seguem. O presidente Andres Rueda pediu autorização ao Conselho Fiscal do Santos, que fosse antecipado R$ 30 milhões em receitas do ano de 2024, segundo informação inicial do GE. Para conseguir o valor, será necessário aprovação do Conselho Deliberativo, por meio de votação.
A solicitação foi feita e precisa da aprovação do Conselho Deliberativo, por conta da reta final do mandato do presidente Andres Rueda. Nos últimos 90 dias do mandato, segundo o estatuto, qualquer ato do presidente, precisa de aprovação do Conselho. O pedido do presidente foi feito para manter o fluxo de caixa na reta final do seu mandato e também seria uma garantia para os salários até dezembro.
Este pedido vem na contramão do que o presidente santista sempre falou, em não comprometer os recebíveis da próxima gestão. Há alguns meses, Andres Rueda afirmou que não iria solicitar antecipação de receitas da próxima gestão, o que incluise facilitaria o inicio do trabalho em 2024, bem diferente de quando tinha assumido o Santos em 2021.
As eleições no Santos acontecem em dezembro, e até o momento, três candidatos definiram suas chapas. A expectativa é que ainda apareça mais chapas para a disputa do pleito eleitoral.