Sereias da Vila

Rainhas da América: Thaisinha e Ketlen relembram como foi vencer a primeira Libertadores há 14 anos

Sereias da Vila campeãs da Libertadores

Em 18 de outubro de 2009, exatos 14 anos atrás, as Sereias da Vila se consagraram como as donas da América após vencerem a equipe paraguaia Universidad Autónoma por 9×0 na final da primeira Copa Libertadores Feminina.

Antes da partida começar, do lado de fora, as jogadoras já conseguiam sentir o incentivo dos mais de 14 mil torcedores que foram apoiar a equipe. “Recebemos muita energia boa no caminho até chegar no estádio. Foi um momento muito marcante e especial”, relembra Ketlen.

A equipe, além de favorita, estava mais preparada fisicamente e mentalmente. “Eu lembro até hoje da Marta pedindo para que eu mentalizasse o jogo antes de dormir, e é algo que eu faço até os dias de hoje”, conta Thaisinha.

E o favoritismo não era à toa. Mesmo sem Cristiane, que não pôde jogar por estar suspensa, a equipe comandada por Kleiton Lima entraria em campo com a melhor do Brasil, a Rainha Marta.

“Não estávamos tão nervosas, não só pelo favoritismo, mas também pela participação de grandes jogadoras que tinham bastante experiência, como Marta, Pelle e Fran, por exemplo. Isso, com certeza, ajudou a diminuir o nervosismo”, explica Ketlen.

“Sabíamos da qualidade do nosso time, mas a equipe adversária também tinha capacidade, então fomos focadas em jogar um bom futebol”, complementa Thaisinha.

Em campo pelas Sereias estavam: Andréia Suntaque, Aline Pellegrino (Pikena), Carol Arruda, Janaína e Dani; Ester, Fran, Maurine e Érika (Suzana); Marta e Thais (Ketlen).

O jogo

Às 11h30, a partida teve início e não demorou para que a rede balançasse. Aos 13 minutos, Maurine abriu o placar com uma cabeçada no canto direito do gol. Aos 16, Marta ampliou a vantagem após uma bela cobrança de falta.

Os demais gols surgiram na segunda etapa, em 12 minutos as Sereias marcaram quatro vezes. Érika foi a primeira aos dois minutos, depois Fran aos cinco e, aos oito, Thaisinha deixou o dela.

“Não existem palavras que possam descrever o que foi fazer aquele gol em uma final de Libertadores. Não havia sensação melhor, foi muito especial, uma alegria que transbordou”, comenta Thaisinha.

Antes de ser substituída, Érika marcou novamente, o sexto gol para as Sereias da Vila. Aos 25, Marta fez uma bela jogada e rolou para Suzana, que marcou o sétimo na goleada. Logo após, Dani chutou no ângulo e marcou o oitavo.

O placar que já estava elástico aumentou com o gol de Ketlen, a jogadora que na época ainda era uma menina, recebeu o passe de Marta e finalizou a goleada em 9×0.

“Eu acredito que foi um dos gols mais marcantes da minha vida; sempre fui muito fã da Marta, e poder fazer um gol com um passe dela, ainda mais em uma final de Libertadores com a Vila Belmiro lotada, foi muito marcante”, explica Ketlen, que lembra que a comemoração foi apontando para os pais orgulhosos na arquibancada.

A vitória por 9×0 em uma final de Libertadores ficou marcada na história das Sereias da Vila e de todos que fizeram parte daquele elenco, que era aplaudido por todo o país. Hoje, tanto tempo depois, o futebol feminino não é mais o mesmo, mas nenhuma outra equipe jamais saberá como é ser a primeira na história a levantar a taça da Libertadores Feminina.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo