Colunas

Vila Belmiro e o início de seus 107 anos

Um dos estádios mais antigos do Brasil completa 107 anos! Nossa Vila foi inaugurada em 12 de outubro de 1916, com sua primeira partida oficial realizada dez dias depois, quando o Santos venceu o Ypiranga por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista daquele ano. Adolpho Milan Junior foi o autor do primeiro gol da história do estádio. Um ano antes, em 14 de julho (1915), foi mencionada a necessidade do clube ter sua própria “praça de esportes”. Na época dessa fatídica reunião da cúpula alvinegra, a sede do clube era situada no Largo do Rosário.

Em uma partida entre Santos e Guarani, em 21 de dezembro de 1930, o jornalista Antônio Guenaga chamou pela primeira vez a Vila Belmiro de “alçapão”, já que naquele ano o time não perdeu uma só partida em campo.

Já em 24 de março de 1933, dias após o falecimento de Urbano Caldeira – entre tantas atribuições no clube, foi o responsável por achar o terreno-, um dos diretores do Peixe sugeriu que o estádio fosse batizado com seu nome, o que foi aceito por unanimidade.

Portão principal na Rua Tiradentes nos anos 30

Maior público

O maior público oficial que a Vila Belmiro recebeu foi dia 15 de fevereiro de 1976, entre Santos e Palmeiras sob os olhares de 31.662 torcedores. A primeira arquibancada de concreto foi construída em 1955, onde hoje é localizado o portão 17.

Além da bola

Além do futebol, a Vila já recebeu shows do grupo Menudo, em 1985, e Luan Santana, em 2010. A estrutura conta, além do campo, com o Memorial das Conquistas, Ginásio Athiê Jorge Cury, Conselho Deliberativo e loja oficial.

Ainda estádio e futuramente arena, que tenhamos muitos anos a comemorar desse templo sagrado do futebol, que tem o metro quadrado mais abençoado da cidade ❤️.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo