Um dos grandes nomes na reação do Santos no Campeonato Brasileiro, o zagueiro Joaquim superou as desconfianças e vem sendo decisivo nas últimas partidas. Contra o Goiás, além de consistente atuação no setor defensivo, Joaquim deu assistência para o gol nos minutos finais do atacante Júlio Furch.
Com a vitória, o Santos foi a 41 pontos e subiu para a 13ª colocação. Além de distanciar da zona de rebaixamento, o Peixe chegou à zona de classificação para a Sul-Americana. Em 2024, o Peixe até o momento só tem garantido a participação no Campeonato Paulista e no Brasileiro.
Após o jogo, ao microfone do canal De olho no Peixe, Joaquim falou da dificuldade de se jogar fora de casa e do trabalho do técnico Marcelo Fernandes, que treinou muito a jogada que originou o gol. “Sabíamos que ia ser um jogo difícil fora de casa. Essa jogada que eu dei a assistência para o gol da vitória, é uma jogada que o Marcelo trabalha muito durante o dia-a-dia e hoje nós conseguimos fazer novamente, o que foi muito importante, por ser o gol da vitória.”
O zagueiro santista também falou sobre sua evolução nas últimas rodadas e os cuidados que vem tomando, para não ter lesões. “Eu venho tendo uma crescente muito boa, evoluindo bem, não só eu, mas a equipe inteira e é o segundo jogo que não tomamos gol. É muito importante nesta reta final de temporada, pois conseguimos fazer gol, não sofremos e a vitória veio.”
No Campeonato Brasileiro, Joaquim vem sendo fundamental no setor ofensivo, como elemento surpresa. São 6 participações em gols, sendo 1 gol e 5 assistências. Dentre os titulares, é o 2ª com chances criadas, 5 ao todo e também nos desarmes, com 52 interceptações e 160 cortes. No jogo aéreo, Joaquim também chama atenção com 118 duelos ganhos.
Preocupado, Joaquim ressaltou a dificuldade e o trabalho feito para o time sentir o mínimo possível a sequência de jogos que vem desgastando o elenco. “Esse final de temporada está sendo muito difícil. A gente jogou segunda, quinta, vamos jogar domingo, é uma sequência muito pesada. A gente tem que estar bem preparado fisicamente e mentalmente. Eu me cuido bastante, me alimento bem, procuro dormir cedo, para estar bem nos jogos.”
Depois da vitória contra o Goiás, Joaquim falou sobre o clássico contra o São Paulo que acontece no domingo. O zagueiro falou da importância do jogo para a competição e do peso que é o clássico paulista. “Será um jogo muito difícil. A gente sabe que clássico sempre são jogos grandes. Vamos nos preparar bem, descansar, pois sabemos da importância do jogo, e esperamos sair dele com a vitória.”